O Tribunal do Júri em Gurupi condenou, nesta sexta-feira (1º de setembro), Deroux Almeida de Brito a nove anos e quatro meses de reclusão por tentativa de homicídio após atropelar seu filho, Heldai Ferreira de Brito, em uma das ruas do Jardim dos Buritis, no dia 21 de julho de 2021. A decisão foi proferida pelo juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, que presidiu o Conselho de Sentença.
O caso remonta a uma manhã daquele ano, quando uma discussão aparentemente banal acerca de um botijão de gás culminou em uma ação violenta. Heldai Ferreira de Brito foi atropelado por um caminhão, sofrendo sérias lesões corporais. O julgamento concluiu que Deroux Almeida de Brito foi o autor do atropelamento e que ele iniciou a execução de um crime de tentativa de homicídio, que só não se consumou devido ao socorro prestado à vítima.
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna considerou as circunstâncias do crime ao determinar o regime fechado para o início do cumprimento da pena. Além disso, ele decidiu não aplicar a detração, prevista no artigo 387, §2º, do Código de Processo Penal, uma vez que o acusado respondeu ao processo em liberdade.
A sentença pode ser consultada na íntegra aqui. Este trágico incidente serve como um lembrete da importância de buscar soluções pacíficas para os conflitos cotidianos e das graves consequências que atos impulsivos podem ter sobre a vida das pessoas.