O tradicional Festejo do Senhor do Bonfim, maior celebração religiosa popular do Tocantins, será realizado de 6 a 17 de agosto nos municípios de Natividade, Araguacema e Tabocão. A cidade de Natividade, que concentra a maior romaria do estado, terá como destaque o show do padre Fábio de Melo no dia 13 de agosto, integrando a programação cultural do evento.
Para receber os milhares de fiéis esperados, o Governo do Tocantins está mobilizando uma série de ações por meio das secretarias estaduais do Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A Polícia Militar também atuará com reforço no efetivo, especialmente em Natividade, onde cerca de 300 agentes devem atuar ao longo da festividade.
Com o tema “Romeiros: Peregrinos de Esperança”, a programação litúrgica em Natividade inclui missas, novenas, terços, caminhadas e procissões. No dia 15, feriado estadual recém-instituído, será celebrada a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim, localizado a 23 km da cidade.
Durante a romaria, a Setas oferecerá uma barraca de apoio no km 12 do trajeto entre a cidade e o povoado. No local, romeiros terão acesso a água, alimentação, aferição de pressão, pequenos curativos e espaço para descanso. Lanches serão distribuídos das 6h às 16h e caldos a partir das 17h.
Além do apoio logístico, o governo também investe na preservação do patrimônio cultural. A Secult está realizando serviços de limpeza, pintura e restauração parcial dos 14 painéis da Via Sacra da Romaria, criados por Luiz Olinto. As obras representam os passos da Paixão de Cristo e são símbolos da fé dos devotos.
Nos municípios de Araguacema e Tabocão, o Festejo do Senhor do Bonfim também começa em 6 de agosto e segue até o dia 15. Em Araguacema, a programação religiosa inclui missas e o terço da misericórdia. Já em Tabocão, além das celebrações religiosas, acontece a 46ª edição da Romaria do Senhor do Bonfim e a 15ª ExpoTabocão, que movimenta a cidade com atividades culturais e sociais.
A edição deste ano será a primeira com o Dia do Senhor do Bonfim reconhecido como feriado estadual, após a sanção da Lei nº 4.509 pelo governador Wanderlei Barbosa. A nova legislação visa valorizar as tradições culturais e religiosas do Tocantins, além de incentivar o turismo religioso e fortalecer a integração comunitária.