Senar

Operação Verão NAVSEG: Marinha do Brasil reforça fiscalização para garantir segurança nas praias do Tocantins durante a temporada de verão

Durante as inspeções, será realizado o teste do bafômetro sempre que necessário para verificar o nível de alcoolemia dos condutores de embarcações, Carteira de Habilitação de Amadores entre outras verificações

 

A Marinha do Brasil inicia nesta sexta-feira,9, uma intensificação na fiscalização dos rios do Tocantins. Com a chegada da temporada de verão, as praias de água doce do Tocantins tornam-se destinos muito procurados e atraem um grande número de pessoas. Com o intuito de garantir a segurança dos banhistas e dos usuários das embarcações, as equipes de fiscalização estarão em ação, realizando testes de alcoolemia, verificando a regularidade das embarcações e a habilitação dos condutores.

A “Operação Verão NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, conduzida pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, estenderá suas atividades até o dia 7 de agosto, visando intensificar as ações de fiscalização e inspeção naval. Além de Palmas, diversas outras cidades do estado serão contempladas com as ações da operação, que contará com a mobilização de cinco equipes especializadas.

Durante as inspeções, será realizado o teste do bafômetro sempre que necessário para verificar o nível de alcoolemia dos condutores de embarcações. As equipes também estarão verificando a Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) para aqueles que estiverem conduzindo embarcações de esporte e recreio, bem como a habilitação de Motonautas para os condutores de motoaquáticas. Também, serão fiscalizadas a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) para os que estiverem conduzindo embarcações de transporte de passageiros, os coletes salva-vidas, a capacidade máxima de transporte de pessoas e/ou cargas, e o Título de Inscrição da Embarcação (TIE).

“Ao longo de todo o ano, são realizadas inspeções para garantir a segurança das embarcações e dos passageiros. Mas, neste período específico, as inspeções são intensificadas devido ao grande fluxo de passageiros”, ressaltou o capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Artur Roberto.

Entre o dias 7 a 16 de julho, será realizada a segunda fase da campanha “Travessia Segura”, com fiscalização nas balsas. Durante esse período, serão realizadas orientações e palestras aos tripulantes e usuários desse tipo de serviço. Também serão verificadas as condições do material de salvatagem e seu posicionamento a bordo, a certificação dos aquaviários e o uso de uniformes, tudo isso visando a segurança do tráfego das embarcações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais