Para reforçar a preservação dos ecossistemas aquáticos no período de defeso, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) segue com mais uma etapa da Operação Piracema até esta segunda-feira, 25. A fiscalização, que teve início na última quinta-feira, 21, abrangeu os municípios de Pau D’Arco e Arapoema e resultou na apreensão de 200 metros de redes de emalhar e 10 kg de pescado irregular.
Durante as atividades, foi registrado um auto de infração no valor de R$ 900, com base no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), devido à prática de pesca em período proibido.
As ações contaram com patrulhamento terrestre e aquático no Rio Araguaia, além de iniciativas educativas junto à população local. O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância da operação tanto para a proteção dos recursos pesqueiros quanto para a educação ambiental da comunidade.
“Nossa missão é assegurar que as normas de preservação sejam cumpridas, protegendo os estoques pesqueiros e conscientizando a população sobre a importância do defeso. Durante a operação, tivemos a oportunidade de interagir diretamente com a comunidade ribeirinha, realizando tanto a fiscalização quanto atividades educativas essenciais para a preservação ambiental”, destacou o gerente.
Pescado apreendido beneficia famílias
O pescado confiscado durante a operação foi destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Arapoema, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Também, foram entregues materiais educativos à população e realizadas orientações por meio de veículos de comunicação locais. Os equipamentos apreendidos seguiram para a Diretoria Regional do Naturatins, localizada em Araguaína.
Reunião reforça parcerias ambientais
O Naturatins também aproveitou a operação para se reunir com o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira Souza, discutindo estratégias para fortalecer a fiscalização e promover a educação ambiental no município.
Entre os pontos debatidos, destacou-se a possibilidade de estabelecer uma unidade de fiscalização em parceria com o Naturatins e desenvolver campanhas sobre temas como piracema, queimadas e conservação de áreas naturais. Essa parceria será muito importante para ampliarmos o alcance das nossas ações de fiscalização e educação ambiental”, pontou o gerente de fiscalização.
Próximas ações da Operação Piracema
A Operação Piracema seguirá ativa até o final do período de defeso, em 28 de fevereiro de 2025. Até o encerramento desta etapa, previsto para esta segunda-feira, 25, estão planejadas fiscalizações em diversas localidades do Tocantins, incluindo blitzes repressivas e educativas, além de projetos de conscientização ambiental.
Entre as próximas iniciativas, destaca-se o projeto Peixe +, que levará ações de educação ambiental e fiscalização às cidades de Xambioá, Araguanã, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia na próxima semana.