Operação Piracema apreende 200 metros de redes e 10 kg de pescado em ação contra pesca predatória

Operação Piracema apreende 200 metros de redes e 10 kg de pescado em ação contra pesca predatória
Operação Piracema apreende 200 metros de redes e 10 kg de pescado em ação contra pesca predatória

 

Para reforçar a preservação dos ecossistemas aquáticos no período de defeso, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) segue com mais uma etapa da Operação Piracema até esta segunda-feira, 25. A fiscalização, que teve início na última quinta-feira, 21, abrangeu os municípios de Pau D’Arco e Arapoema e resultou na apreensão de 200 metros de redes de emalhar e 10 kg de pescado irregular.

Durante as atividades, foi registrado um auto de infração no valor de R$ 900, com base no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), devido à prática de pesca em período proibido.

As ações contaram com patrulhamento terrestre e aquático no Rio Araguaia, além de iniciativas educativas junto à população local. O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância da operação tanto para a proteção dos recursos pesqueiros quanto para a educação ambiental da comunidade.

“Nossa missão é assegurar que as normas de preservação sejam cumpridas, protegendo os estoques pesqueiros e conscientizando a população sobre a importância do defeso. Durante a operação, tivemos a oportunidade de interagir diretamente com a comunidade ribeirinha, realizando tanto a fiscalização quanto atividades educativas essenciais para a preservação ambiental”, destacou o gerente.

Pescado apreendido beneficia famílias

O pescado confiscado durante a operação foi destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Arapoema, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Também, foram entregues materiais educativos à população e realizadas orientações por meio de veículos de comunicação locais. Os equipamentos apreendidos seguiram para a Diretoria Regional do Naturatins, localizada em Araguaína.

Reunião reforça parcerias ambientais

O Naturatins também aproveitou a operação para se reunir com o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira Souza, discutindo estratégias para fortalecer a fiscalização e promover a educação ambiental no município.

Entre os pontos debatidos, destacou-se a possibilidade de estabelecer uma unidade de fiscalização em parceria com o Naturatins e desenvolver campanhas sobre temas como piracema, queimadas e conservação de áreas naturais. Essa parceria será muito importante para ampliarmos o alcance das nossas ações de fiscalização e educação ambiental”, pontou o gerente de fiscalização.

Próximas ações da Operação Piracema

A Operação Piracema seguirá ativa até o final do período de defeso, em 28 de fevereiro de 2025. Até o encerramento desta etapa, previsto para esta segunda-feira, 25, estão planejadas fiscalizações em diversas localidades do Tocantins, incluindo blitzes repressivas e educativas, além de projetos de conscientização ambiental.

Entre as próximas iniciativas, destaca-se o projeto Peixe +, que levará ações de educação ambiental e fiscalização às cidades de Xambioá, Araguanã, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia na próxima semana.

 

 

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias