Operação da AEM encontra irregularidades em bombas de combustíveis em postos de Palmas

Operação da AEM encontra irregularidades em bombas de combustíveis em postos de Palmas
Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

 

Entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) realizou a Operação Especial Abastecimento Seguro, ação nacional de fiscalização voltada a bombas de combustíveis. O objetivo da operação foi identificar irregularidades que prejudiquem consumidores e comprometam a concorrência justa no setor.

Em Palmas, os fiscais da AEM visitaram 17 postos de combustível, inspecionando 70 bombas medidoras. Dessas, 66 foram aprovadas e 4 reprovadas. Além das bombas, a operação verificou extintores de incêndio e a oferta de Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (Arla 32), sem registro de irregularidades. No total, 35 estabelecimentos comerciais foram visitados, com 124 produtos e 71 instrumentos de medição fiscalizados.

Para a presidente em exercício da AEM, Débora Vasconcelos, a ação é fundamental para garantir a credibilidade nas relações de consumo. “Nosso trabalho assegura que o consumidor receba exatamente o que pagou, fortalecendo a confiança na qualidade dos serviços e produtos oferecidos no Estado”, destacou.

Como funciona a verificação metrológica

Bombas de combustível são consideradas instrumentos de medição e, periodicamente, passam por fiscalizações do órgão delegado do Inmetro. Durante as visitas, os técnicos verificam se o volume entregue corresponde ao volume pago, inspecionando bicos, mangueiras, painéis, eliminadores de ar e gás, selagem e dispositivos de bloqueio. Ao final, é colocado o lacre e selo de conformidade, garantindo que a bomba esteja em conformidade com as normas regulamentares.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias