O seu canal diário de Notícias

Núcleo de Apoio ao Egresso visita cidades do Tocantins para assistir adolescentes após medidas socioeducativas

O intuito dessas visitas é fornecer suporte e assessoria a adolescentes que já cumpriram medidas socioeducativas e suas famílias, ajudando na resolução de suas demandas e garantindo acesso a direitos básicos

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através do Núcleo de Apoio ao Egresso, realizou visitas técnicas nos dias 24 e 25 de setembro nas cidades de Gurupi, Peixe e Aliança do Tocantins.

O intuito dessas visitas é fornecer suporte e assessoria a adolescentes que já cumpriram medidas socioeducativas e suas famílias, ajudando na resolução de suas demandas e garantindo acesso a direitos básicos, como saúde, educação e capacitação profissional.

As atividades começaram na terça-feira, 24, com uma visita ao Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (CEIP Sul) e à Unidade de Semiliberdade Masculina de Gurupi (USL Sul). Durante essas visitas, a equipe apresentou o Programa de Apoio ao Egresso aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Na sequência, os profissionais se deslocaram até a residência de um adolescente na cidade de Peixe para discutir o programa. O último dia de atividades foi em Aliança do Tocantins, onde a equipe visitou a Rede Socioassistencial do município e um egresso que já se encontra inserido no mercado de trabalho.

Acompanhamento personalizado

Após o término da medida socioeducativa, o Núcleo de Apoio ao Egresso recebe a ficha de desligamento do adolescente e, em seguida, entra em contato com o jovem e sua família para agendar uma visita domiciliar.

Durante essa visita, é realizada uma entrevista para identificar as necessidades do egresso. A partir daí, o jovem é encaminhado à Rede de Socioassistência local para encontrar soluções para as demandas apresentadas. Esse acompanhamento pode durar de seis meses a um ano, e ao final desse período, o jovem é oficialmente desligado do programa.

A coordenadora do Núcleo, Talyta Borges, ressaltou a importância do programa. “O Programa do Egresso tem como objetivo principal facilitar o retorno do adolescente à sociedade, oferecendo apoio durante essa fase de transição. Através de um diálogo constante, buscamos mediar o acesso desses jovens a instituições e programas que possam ajudá-los na construção de um futuro mais autônomo e promissor”.

A mãe de um dos egressos compartilhou o impacto positivo do projeto em sua família. “Mudou tudo! Eles conversaram muito com ele, explicaram a importância do estudo. Ele dizia que queria trabalhar em mercado, mas eu sempre incentivava a buscar algo a mais, porque é um trabalho muito cansativo. E Deus abençoou colocando vocês em nossas vidas. Fico muito emocionada, porque o projeto ajudou demais. Tudo o que precisávamos, conseguimos. Só tenho a agradecer”.

Sobre o núcleo de apoio ao egresso

O Núcleo foi criado pela Portaria Seciju/TO nº 168 de 04 de abril de 2019 e regulamenta o atendimento a adolescentes egressos e suas famílias, oferecendo apoio e acompanhamento após o cumprimento de medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade. O foco é fortalecer a garantia de direitos de adolescentes e familiares em situações de vulnerabilidade social.

Entre as ações do Núcleo, destacam-se: apoio na emissão de documentação civil, inserção no mercado de trabalho, articulação com as Secretarias de Saúde e Educação, além de colaboração com instituições como Senac, Senai e Sesc para a reinserção educacional dos egressos.

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais