O seu canal diário de Notícias

Naturatins intensifica fiscalização ambiental a menos de 30 dias do fim da piracema

Equipes realizam apreensões e não encontram irregularidades na Bacia do Araguaia

Aproximando-se do fim do período da piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) redobra os esforços de fiscalização em todo o território do estado. Ações recentes resultaram na apreensão de 400 metros de rede emalhar, 20 kg de pescado, um veado abatido, uma espingarda e um veículo Strada, utilizado em atividades criminais ambientais.

 

As equipes de fiscalização estão atuando desde 31 de janeiro, estendendo suas operações até esta segunda-feira, 5 de fevereiro. As atividades ocorrem em duas frentes: uma no Rio Tocantins e outra na Bacia Araguaia, cobrindo os rios do Coco, Javaés e Javaezinho, na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e no Parque Estadual do Cantão (PEC).

 

As redes de emalhar foram apreendidas no Rio Tocantins, nos municípios de Rio Sono e Pedro Afonso. A blitz que resultou na apreensão do pescado, veado, arma e veículo ocorreu na BR-235, com o apoio da Polícia Militar de Pedro Afonso. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia, autuado em flagrante por matar animal silvestre, transportar pescado na piracema e posse ilegal de arma de fogo, com multa total de R$ 2,7 mil.

 

Na Bacia do Araguaia, que engloba Pium, APA e Parque do Cantão, as equipes percorreram cerca de 80 km sem identificar irregularidades nos primeiros quatro dias de monitoramento. O fiscal Jusley Caetano da Silva atribui esse resultado ao trabalho prévio de conscientização realizado pela equipe.

 

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destaca a importância de garantir o cumprimento da Portaria nº 155/2023, que proíbe a pesca durante o defeso. O fiscal ambiental Jean Cordeiro detalha as abordagens durante as ações, garantindo o cumprimento das normas.

 

Em outra frente, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas esteve no Cantão para avaliar as bases de apoio existentes e sugerir ajustes que otimizem as operações de fiscalização e monitoramento no Parque Estadual do Cantão. O diretor Dalmir Jorge destaca o objetivo de aprimorar o trabalho já realizado na região, buscando apoio e cooperação com o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais