O prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 23, aos 75 anos, deixando familiares, amigos e a comunidade profundamente consternados. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual e irmão do prefeito, Amélio Cayres.
Em nota, Amélio Cayres declarou: “É com imensa tristeza que comunico o falecimento de Antônio do Bar, homem que marcou minha vida como irmão, amigo e grande liderança política. Sua partida deixa um vazio profundo em todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”.
O deputado destacou ainda o papel de Antônio como guia político e pessoal. “Sempre tratou cada pessoa com estima, me ensinando que representar o povo significa trocar de lugar com cada pessoa para entender a necessidade da população. Ele me ensinou a fazer o certo, independente do lugar e da ocasião”.
Com simplicidade e humildade, Antônio do Bar conquistou seis mandatos como prefeito, levando Augustinópolis, conhecida como “princesinha do Bico”, a se tornar uma cidade mais estruturada e organizada. Seu trabalho garantiu reconhecimento e respeito não apenas no Bico do Papagaio, mas em todo o Tocantins.
Legado e solidariedade à família
O deputado concluiu sua nota expressando solidariedade à família: “Hoje, além de perder um irmão, perco uma das maiores referências da minha vida. Agradeço às mensagens de apoio e condolências neste momento difícil.” Antônio do Bar estava em tratamento em Brasília (DF) e faleceu em decorrência de problemas de saúde. Amélio também prestou solidariedade à esposa, Deijanira Almeida, aos dois filhos e seis netos, reforçando que o legado do prefeito permanecerá vivo nas lembranças e ações da comunidade.