Ministério Público do Tocantins e Renapsi firmam parceria para capacitar e contratar Menor Aprendiz

A previsão é que um Termo de Cooperação seja formalizado ainda neste mês, permitindo a contratação dos adolescentes já em fevereiro

 

Na tarde da última terça-feira, 16 , representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) se reuniram com membros da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) para discutir o fluxo de contratação de adolescentes que participarão do programa “Adolescente Aprendiz Vida Profissional: Começando Direito”. O objetivo é proporcionar aprendizagem, profissionalização e inserção desses jovens no mercado de trabalho.

Durante o encontro, ficou estabelecido que até sexta-feira,19 , será definida a quantidade de adolescentes que desempenharão atividades na área administrativa do MPTO. A previsão é que um Termo de Cooperação seja formalizado ainda neste mês, permitindo a contratação dos adolescentes já em fevereiro.

DETALHES DO PROGRAMA:  

O “Adolescente Aprendiz Vida Profissional” visa admitir jovens de 16 a 18 anos, cursando ensino fundamental ou médio, para uma jornada de trabalho diária de quatro horas. O contrato terá duração máxima de 24 meses, oferecendo benefícios como salário de R$663,39 e vale-transporte.

O programa prioriza a seleção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, egressos do sistema socioeducativo, participantes de programas de acolhimento ou em situação de trabalho infantil.

RESPONSABILIDADES: 

A Renapsi será responsável pela capacitação teórica, seleção e preparação inicial dos aprendizes, encaminhando-os em seguida ao Ministério Público para o início das atividades laborais.

PARTICIPARAM DA REUNIÃO: 

A reunião contou com a presença do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), Sidney Fiori; da assistente social Laidylaura Pereira de Araújo; da diretora-geral do MPTO, Alayla Milhomem; da gerente da Renapsi no Tocantins, Patrícia Lucena; e da coordenadora de Recursos Humanos Jovem, Michele Matos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias