Laurez reforça compromisso com a primeira infância em encerramento do programa TCE de Olho no Futuro

Laurez reforça compromisso com a primeira infância em encerramento do programa TCE de Olho no Futuro
Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, esteve no sábado, 18, no Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína, participando do encerramento da segunda fase do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) em parceria com o Governo do Tocantins e várias instituições.

A ação reuniu moradores de 25 municípios da região e contou com uma programação que incluiu palestras, oficinas, atendimentos gratuitos e capacitações voltadas à valorização e ao cuidado com crianças de zero a seis anos.

Durante o encontro, o governador destacou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à educação e ao desenvolvimento infantil.  “Faço questão de participar desse momento tão importante. Discutir essa fase inicial da infância é fundamental e o compromisso com a primeira infância é essencial para o desenvolvimento das crianças e para transformar a realidade do nosso estado. Precisamos reforçar as ações governamentais para garantir uma infância digna e com bom desempenho educacional. Reconhecemos o trabalho tão importante do TCE e reforço que estamos juntos nessa luta. A educação deve ser prioridade”, afirmou Laurez.

A programação ofereceu mais de 20 tipos de atendimentos, entre eles consultas médicas, emissão de documentos, orientações jurídicas, serviços de beleza e ações de cidadania. Famílias de diferentes cidades aproveitaram os serviços e participaram de atividades educativas voltadas à primeira infância.

O presidente do TCE, conselheiro Alberto Sevilha, ressaltou o impacto positivo do projeto.  “O TCE finaliza essa fase com um sentimento de missão cumprida. Essa é uma luta constante para que possamos, de fato, fazer a diferença na vida das nossas crianças. Agora, vamos para a próxima fase do programa, que vem crescendo desde o lançamento, com o apoio do governo estadual e a adesão de várias instituições. O objetivo é que a população compreenda a importância e tenho certeza de que isso vai transformar a realidade e levar melhorias para as escolas, a saúde e políticas públicas”, pontuou.

Parcerias e alcance regional

O evento contou com a presença do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que destacou a relevância do programa para os municípios.  “Esse projeto é extremamente importante, de forma contínua, e o Tribunal de Contas vem cobrando de todos os municípios tocantinenses para que nós possamos dar a devida condição e atenção à primeira infância, com compromisso com as crianças, que são o futuro da nossa nação. Araguaína recebe, com muita alegria, essas ações enquanto município-polo regional e que tiveram alcance também para a população de municípios vizinhos”, afirmou.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, também participou do evento e destacou a parceria entre as instituições.  “O Poder Judiciário atua em parceria com o Tribunal de Contas nesse projeto com a emissão de documentos por meio do Programa Pai Presente, que é extremamente importante, porque o registro civil é o primeiro documento da vida do cidadão e é fundamental para a criança. Essa atuação conjunta entre órgãos é extremamente importante”, declarou.

Próximas etapas do programa

Com o encerramento da etapa de caravanas regionais, o programa seguirá com o Dia D da Primeira Infância, em 29 de novembro, quando todos os 133 municípios tocantinenses deverão realizar atividades simultâneas.
A quarta e última fase, prevista para 2026, será a entrega do Selo Município Amigo do Futuro, que reconhecerá as prefeituras com maior destaque nas ações em prol das crianças.

Ao longo das caravanas, o programa registrou cerca de 15 mil atendimentos e passou por Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi e Araguatins, antes de encerrar em Araguaína.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias