O governador do Tocantins, Laurez Moreira, esteve no sábado, 18, no Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína, participando do encerramento da segunda fase do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) em parceria com o Governo do Tocantins e várias instituições.
A ação reuniu moradores de 25 municípios da região e contou com uma programação que incluiu palestras, oficinas, atendimentos gratuitos e capacitações voltadas à valorização e ao cuidado com crianças de zero a seis anos.
Durante o encontro, o governador destacou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à educação e ao desenvolvimento infantil. “Faço questão de participar desse momento tão importante. Discutir essa fase inicial da infância é fundamental e o compromisso com a primeira infância é essencial para o desenvolvimento das crianças e para transformar a realidade do nosso estado. Precisamos reforçar as ações governamentais para garantir uma infância digna e com bom desempenho educacional. Reconhecemos o trabalho tão importante do TCE e reforço que estamos juntos nessa luta. A educação deve ser prioridade”, afirmou Laurez.
A programação ofereceu mais de 20 tipos de atendimentos, entre eles consultas médicas, emissão de documentos, orientações jurídicas, serviços de beleza e ações de cidadania. Famílias de diferentes cidades aproveitaram os serviços e participaram de atividades educativas voltadas à primeira infância.
O presidente do TCE, conselheiro Alberto Sevilha, ressaltou o impacto positivo do projeto. “O TCE finaliza essa fase com um sentimento de missão cumprida. Essa é uma luta constante para que possamos, de fato, fazer a diferença na vida das nossas crianças. Agora, vamos para a próxima fase do programa, que vem crescendo desde o lançamento, com o apoio do governo estadual e a adesão de várias instituições. O objetivo é que a população compreenda a importância e tenho certeza de que isso vai transformar a realidade e levar melhorias para as escolas, a saúde e políticas públicas”, pontuou.
Parcerias e alcance regional
O evento contou com a presença do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que destacou a relevância do programa para os municípios. “Esse projeto é extremamente importante, de forma contínua, e o Tribunal de Contas vem cobrando de todos os municípios tocantinenses para que nós possamos dar a devida condição e atenção à primeira infância, com compromisso com as crianças, que são o futuro da nossa nação. Araguaína recebe, com muita alegria, essas ações enquanto município-polo regional e que tiveram alcance também para a população de municípios vizinhos”, afirmou.
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, também participou do evento e destacou a parceria entre as instituições. “O Poder Judiciário atua em parceria com o Tribunal de Contas nesse projeto com a emissão de documentos por meio do Programa Pai Presente, que é extremamente importante, porque o registro civil é o primeiro documento da vida do cidadão e é fundamental para a criança. Essa atuação conjunta entre órgãos é extremamente importante”, declarou.
Próximas etapas do programa
Com o encerramento da etapa de caravanas regionais, o programa seguirá com o Dia D da Primeira Infância, em 29 de novembro, quando todos os 133 municípios tocantinenses deverão realizar atividades simultâneas.
A quarta e última fase, prevista para 2026, será a entrega do Selo Município Amigo do Futuro, que reconhecerá as prefeituras com maior destaque nas ações em prol das crianças.
Ao longo das caravanas, o programa registrou cerca de 15 mil atendimentos e passou por Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi e Araguatins, antes de encerrar em Araguaína.