Inmet alerta para baixa umidade em Palmas; confira as orientações da Defesa Civil

  A Defesa Civil, vinculada à Guarda Metropolitana de Palmas, recomenda que a população adote cuidados especiais devido a um alerta de baixa umidade do ar emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 20h de terça-feira, 19. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial. De acordo com o boletim meteorológico, a […]

 

A Defesa Civil, vinculada à Guarda Metropolitana de Palmas, recomenda que a população adote cuidados especiais devido a um alerta de baixa umidade do ar emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 20h de terça-feira, 19. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial.

De acordo com o boletim meteorológico, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Esses níveis representam baixo risco imediato para incêndios florestais e saúde, mas podem variar durante o período de estiagem.

Essa situação é comum em Palmas durante a estação seca, quando as temperaturas podem chegar a 35°C, com céu claro e sem previsão de chuvas. Nessas condições, aumenta o risco de ressecamento das mucosas, agravamento de doenças respiratórias e queimadas.

Cuidados recomendados

Entre as medidas para prevenir problemas de saúde estão:

  • Beber bastante líquido;

  • Evitar exercícios físicos e exposição ao sol nos horários mais quentes;

  • Usar chapéu e protetor solar;

  • Umidificar ambientes internos;

  • Não atear fogo em terrenos baldios nem jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Contatos em caso de emergência

Em situações de risco, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias