Inaugurado em Palmas o 1º centro do Tocantins voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista

Inaugurado em Palmas o 1º centro do Tocantins voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista
Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

 

O primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Tocantins abriu as portas à população nessa terça-feira, 7, em Palmas. A cerimônia de entrega foi conduzida pelo governador Laurez Moreira na sede da unidade, situada na região sul da capital.

O investimento inicial foi de R$ 13 milhões, via Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), e a gestão ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O atendimento ao público começa na segunda-feira, 13, oferecendo 250 vagas iniciais, com possibilidade de expansão.

No novo espaço, crianças a partir de dois anos terão acesso a terapias específicas para Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, além de estimular habilidades e participação em atividades culturais, esportivas e de lazer.

Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Durante a inauguração, o governador destacou a relevância do centro para inclusão e políticas públicas. “É dever do poder público garantir assistência a todos que precisam. A inauguração deste primeiro centro especializado é um marco histórico para a saúde, a inclusão e, sobretudo, para a dignidade humana. Este novo espaço oportuniza às crianças com Transtorno do Espectro Autista o direito de desenvolver suas potencialidades e as famílias encontrarão apoio e orientação. Que aqui floresçam histórias de superação, conquistas e de amor”, afirmou Laurez Moreira.

Formação de profissionais de saúde

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, explicou que o Cetea terá papel estratégico na capacitação de profissionais. “Com o Cetea, o Estado passa a assistir à população que necessita do serviço. Além da assistência a crianças a partir de dois anos com apoio multidisciplinar, o centro oferecerá capacitação aos profissionais de saúde sobre a temática, o que ampliará essa assistência a outros municípios do Tocantins”, disse.

Estrutura e equipe multiprofissional

O Cetea contará com equipe formada por coordenador, supervisor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, cuidador em saúde, assistente social, psicólogo clínico, enfermeiro, educador físico ou psicomotricista, pedagogo e responsável técnico. Todos atuarão de forma integrada para garantir um atendimento completo e personalizado.

Além do atendimento direto às famílias, o centro também desenvolverá ações de capacitação profissional, promovendo conscientização sobre TEA e fortalecendo os serviços regionais de saúde do Tocantins.

Compromisso do INDSH

Marcelo Andrade, representando o INDSH, reforçou o papel da instituição na gestão da unidade. “Somos a ponta da execução dos trabalhos e contamos com a colaboração do governo estadual. Deixo, em nome do nosso presidente José Carlos Rizoli, o compromisso do INDSH em honrar essa parceria e trazer o melhor acolhimento possível aos palmenses e ao Tocantins. Estamos aqui com a missão de cuidar de vidas”, salientou.

O diretor-executivo do Cetea, Leisson Pinheiro, detalhou a estrutura da unidade. “É um marco extremamente importante, pois é um centro de referência, considerado um dos maiores do Brasil. Aqui, temos um jardim sensorial, área de lazer e amplos espaços para terapia, tanto individual quanto em grupo. Nosso perfil de atendimento será voltado a pacientes dos níveis de suporte 2 e 3, utilizando a metodologia ACA [Análise do Comportamento Aplicada] para melhor acompanhamento. É um serviço altamente diferenciado e especializado”, explicou.

Sobre o Instituto INDSH

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) que atua desde a década de 1950, com foco na gestão de hospitais, clínicas e unidades de referência. A instituição presta serviços nas áreas de assistência social e saúde, garantindo bem-estar e boa gestão médico-hospitalar.

No Cetea, o INDSH será responsável pela gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde e reabilitação das crianças com TEA, em parceria com a SES/TO, conforme Termo de Compromisso firmado entre as partes.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias