O Tribunal do Júri da Comarca de Novo Acordo condenou José Milton Rodrigues Lima a 18 anos e oito meses de prisão em regime fechado pelo assassinato de sua companheira. A decisão saiu na última quinta-feira, 4.
Os jurados aceitaram os argumentos do Ministério Público, que apontou motivo fútil e feminicídio, por se tratar de crime em contexto de violência doméstica. A pena foi aumentada em um terço porque o crime ocorreu na frente da filha da vítima. O promotor de Justiça João Edson de Souza atuou no caso.
O réu também respondia por tentativa de homicídio contra a enteada e por posse ilegal de arma de fogo, mas foi absolvido nessas acusações. Ainda cabe recurso da decisão.
Como o crime aconteceu
O feminicídio ocorreu em 28 de junho de 2023, na casa da família em Lagoa do Tocantins. Segundo a denúncia, José Milton teria agido por ciúmes após a companheira ir ao hospital. Quando ela voltou para casa, houve uma discussão. Armado, ele disparou duas vezes nas costas da mulher e, após ela cair, fez outro tiro na cabeça. A enteada também foi alvo, mas conseguiu fugir sem ser atingida.