Categorias: Tocantins

Helicóptero do Exército é enviado para auxiliar combate a queimadas no Tocantins

Publicado por
Flávia Ferreira

 

As iniciativas para conter os incêndios florestais no Tocantins receberam um importante apoio nesse domingo, 22, com a chegada de um helicóptero modelo Pantera K2, vindo do 2º Batalhão de Aviação do Exército, de Taubaté/SP. A aeronave será usada principalmente nas regiões da Ilha do Bananal, Pium e Lagoa da Confusão, facilitando o acesso das equipes de combate aos focos de incêndio nessas áreas remotas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou a importância do helicóptero para o transporte de pessoal e equipamentos, o que trará mais agilidade às ações de combate ao fogo.  “A chegada desta aeronave é crucial para o transporte de pessoal e equipamentos até os focos de incêndio, garantindo ainda mais agilidade nas operações de combate”.

As ações de controle do fogo são realizadas em parceria com o Exército Brasileiro, prefeituras e outros órgãos. A aeronave Pantera K2 ficará baseada em Lagoa da Confusão, cerca de 200 km de Palmas, de onde serão realizados voos para transportar brigadistas do IBAMA/ICMBio, do Exército e bombeiros até os locais mais críticos para o combate aos incêndios.

Incêndio de grandes proporções em Paraíso do Tocantins

Na cidade de Paraíso do Tocantins, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas têm se esforçado para controlar um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra do Estrondo. As chamas, que começaram na manhã de sexta-feira, 20, estão destruindo áreas de cerrado e pastagens. O fogo, mas, ainda não representa risco a imóveis.

Para otimizar as ações, drones estão sendo utilizados para identificar os principais pontos de calor, auxiliando no planejamento das operações. Além do combate direto, os bombeiros têm criado aceiros para impedir que o fogo se espalhe para áreas ainda não atingidas. Brigadistas contratados pelo governo estadual, em conjunto com brigadistas locais, também estão atuando nesse combate.

O comandante Peterson Queiroz destacou o papel da colaboração entre diferentes entidades e moradores locais. “Estamos unidos nessa luta. A atuação dos bombeiros, proprietários e funcionários de fazendas, além dos brigadistas florestais, tem sido fundamental”.

Números das queimadas no Tocantins 

Em 2024, o Corpo de Bombeiros do Tocantins já enfrentou 2.033 ocorrências de incêndios florestais. Para isso, um total de 1.089 profissionais estão sendo mobilizados, entre eles, 256 bombeiros militares, 80 brigadistas estaduais, 560 brigadistas municipais, além de militares do Exército.

Além dos incêndios na Serra do Estrondo, as equipes também estão combatendo o fogo em outras frentes, como na Ilha do Bananal e na região de Araguatins, no extremo norte do estado. As queimadas provocam sérios danos econômicos, destruindo pastagens, plantações e estruturas, além de impactarem o meio ambiente com a perda de fauna e flora, e causarem problemas de saúde pública devido à poluição atmosférica.

Como denunciar incêndios florestais

Para ajudar no combate às queimadas, a população pode ligar para o número 193 em casos de emergência. Denúncias sobre crimes ambientais relacionados às queimadas podem ser feitas pelo telefone 190. Provocar incêndios em áreas de mata é crime, com penas que variam de dois a quatro anos de prisão, além de multas.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT