O serviço de transporte coletivo já começou a ser disponibilizado para a população de Gurupi, região sul do estado, na manhã desta segunda-feira, 11. A prefeitura informou que cinco linhas irão operar na cidade das 6h às 23h e os usuários irão usufruir da gratuidade no serviço pelo período de dois meses, tempo este em que o órgão fará as devidas adaptações.
As cinco linhas levam o nome de cores e irão atender os setores do município. Os ônibus da empresa responsável pela prestação do serviço deverão percorrer um trajeto que levará entre 1h40 e 2h, levando em conta que os veículos sairão e retornarão com os passageiros do Centro de Integração da rodoviária, local de partida dos transportes.
CONFIRA AS ROTAS DAS LINHAS DE ÔNIBUS EM GURUPI:
Linha Verde: Centro de Integração (Rodoviária)/União IV/Novo Horizonte /UFT/Jardim Sevilha/Parque Residencial São Paulo/Casego/ Vila Paulista/São José/Aeroporto/Jardim Tocantins/Centro;
Linha Vermelha: Centro de Integração(Rodoviária)/Centro/Pedroso/Jardim Medeiros/ Jardim dos Buritis/ UnirG Campus 1/João Lisboa/Jardim Tropical;
Linha Azul: Centro de Integração (Rodoviária)/Waldir Lins/Sol Nascente/Vila Alagoana/Parque das Acácias/Campo Bello/ Alto da Boa Vista;
Linha Amarela: Centro de Integração (Rodoviária)/Vila Íris/ Nova Fronteira/Santa Rita/Bela Vista/Setor Madrid/Alto dos Buritis;
Linha Roxa: Centro de Integração (Rodoviária)/Avenidas Maranhão, Goiás e Pará/Parque Industrial – Setor Cidade Industrial.
No total são seis ônibus na frota, sendo um deles ficará na reserva, contando com ar-condicionado e capacidade para comportar 48 passageiros.
DESDE 2020 SEM O SERVIÇO:
Gurupi estava sem o serviço de transporte coletivo desde de 2020, quando a empresa que tinha o direito à concessão encerrou as atividades. Desde então os moradores não contavam com o serviço há uns três anos.
Em maio de 2023, a administração municipal publicou um edital de concorrência, visando selecionar empresas interessadas na concessão para prestação de serviços. Mas, o órgão executivo enfrentou uma série de desafios, o que comprometeu a eficácia na prestação do serviço.