Guia prático para gestores públicos sobre a Nova Lei de Licitação 14.133/2021 com respostas e orientações; saiba mais sobre o e-book

Segundo o conselheiro, o e-book está disponível para gestores de todo o Tocantins e do Brasil, com o intuito de simplificar a compreensão da lei

 

Com o propósito de orientar gestores municipais, estaduais e profissionais envolvidos em contratações públicas, Orlando Alves da Silva, conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), elaborou um e-book contendo 300 perguntas e respostas sobre a recente lei de licitação nº 14.133/2021.

A MOTIVAÇÃO 

O conselheiro explica que a complexidade da lei, composta por 194 artigos, motivou a criação do e-book. Orlando Alves da Silva destaca a necessidade de um conhecimento aprofundado por parte da alta administração e enfatiza o caráter técnico do material, visando proporcionar melhores condições para a implementação prática da nova legislação.

“Cada um dos 194 artigos foi respondido e comentado de forma didática e prática. É o Tribunal de Contas exercendo seu papel pedagógico. Temos que ensinar como funciona a lei para depois cobrar”, destaca.

DISPONIBILIZAÇÃO DO MATERIAL 

Segundo o conselheiro, o e-book está disponível para gestores de todo o Tocantins e do Brasil, com o intuito de simplificar a compreensão da lei, principalmente para municípios menores que enfrentam maiores desafios. O Tribunal de Contas atua na qualificação das equipes desses municípios, proporcionando conhecimento detalhado passo a passo da nova legislação.

O conselheiro alerta que a nova lei entrou em vigor em 31 de dezembro de 2023. Em 2024, os gestores que encerrarem seus mandatos como prefeitos devem garantir a organização, facilitando a transição para os próximos administradores. Foi destacado também, que para municípios com até 20 mil habitantes, o prazo para a aplicação da lei se estende até 2030.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias