O Governo do Tocantins deu sinal verde, nesta segunda-feira, 28 , para a retomada das obras do Anel Viário que atenderá o Parque Agroindustrial de Paraíso do Tocantins. O projeto, que ficou paralisado por ajustes técnicos, volta ao cronograma com previsão de entrega até o fim de 2025. O investimento é de R$ 14,1 milhões.
A iniciativa faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), e é coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com execução supervisionada pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Durante o evento de assinatura da Ordem de Serviço no local da construção, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou o impacto regional do projeto. “Esta é uma obra fundamental para o crescimento econômico de Paraíso, que é uma cidade que cresce muito, e de toda a região do Vale do Araguaia. Nosso compromisso é justamente esse de criar ambientes que fortaleçam a economia e o setor industrial, além de garantir oportunidades para o nosso povo”.
O trecho viário vai facilitar a circulação de veículos pesados fora do perímetro urbano, acelerando o escoamento da produção local e dando suporte ao crescimento do setor empresarial da região.
Anel viário deve ser entregue ainda em 2025
Segundo o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, a obra será essencial para a expansão econômica. “Investir na construção do Anel Viário do distrito agroindustrial é fundamental para fortalecer a atração de novos negócios no Tocantins. A revitalização vai melhorar a logística; viabilizar a construção de novos lotes; e abrir espaço para a chegada de empresas, fortalecendo o ciclo econômico e impulsionando o desenvolvimento. A previsão é de que a obra seja concluída ainda este ano”.
A estimativa é que mais de 100 novas empresas possam se instalar na região, aproveitando a nova malha logística e a infraestrutura projetada para o parque industrial.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, celebrou a retomada como um divisor de águas para o município. “Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e a toda a equipe pela parceria que viabilizou a retomada deste importante empreendimento, que vai impulsionar o desenvolvimento de nossa cidade por meio da geração de emprego e renda. Este é um marco para Paraíso, pois possibilita que mais de 100 novas empresas se instalem”.