Governo realiza mutirões de cirurgias no Tocantins e atende 81 pacientes em seis hospitais

Governo realiza mutirões de cirurgias no Tocantins e atende 81 pacientes em seis hospitais
Foto: SES/Governo do Tocantins

 

O Governo do Tocantins iniciou outubro com mutirões cirúrgicos em unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). Entre os dias 1º e 5, 81 pacientes foram atendidos em diversas especialidades, garantindo mais acesso e qualidade de vida para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos ocorreram da seguinte forma:

  • Hospital Geral de Palmas (HGP): 23 cirurgias;

  • Hospital Regional de Guaraí (HRGUA): 15 cirurgias;

  • Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG): 19 cirurgias;

  • Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT): 11 cirurgias;

  • Hospital Regional de Gurupi (HRG): 8 cirurgias;

  • Hospital Regional de Xambioá (HRX): 5 histerectomias.

Segundo o secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, “essas ações reduzem o tempo de espera e garantem atendimento próximo da residência dos pacientes, trazendo acolhimento e bem-estar, prioridades do governador Laurez Moreira”.

Procedimentos em cada hospital

No HGP, foram realizadas cirurgias ortopédicas e digestivas nos dias 4 e 5 de outubro.  Em Guaraí, os procedimentos incluíram ginecologia, perineoplastia, laqueaduras, colecistectomia, correção de hérnias e cirurgia geral, beneficiando moradores de Guaraí, Colmeia, Colinas, Goianorte e Itaporã. O diretor do HRGUA, Cláudio Reis de Oliveira, ressaltou que o mutirão agiliza o acesso aos procedimentos e diminui as filas do SUS.

No HRPT, o mutirão de ortopedia atendeu pacientes de Lagoa da Confusão, Pium, Barrolândia, Cristalândia, Paraíso e Caseara. Já em Augustinópolis, foram realizadas postectomia, varicocele, hidrocele, tireoidectomia e laqueadura tubária, fortalecendo a assistência na região do Bico do Papagaio.

Atendimento humanizado para crianças

Em Gurupi, o mutirão incluiu cirurgias pediátricas. Para tornar o momento mais leve, uma maca em formato de carro de corrida foi usada para transportar as crianças ao centro cirúrgico. A cirurgiã pediatra Camila Lima afirmou que proporcionar atendimento especializado e corrigir patologias pediátricas é uma grande satisfação profissional.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias