Governo realiza mais de 300 atendimentos e 200 exames de saúde nas Unidades Penais Femininas do Tocantins em ação do Outubro Rosa

Governo realiza mais de 300 atendimentos e 200 exames de saúde nas Unidades Penais Femininas do Tocantins em ação do Outubro Rosa
Governo realiza mais de 300 atendimentos e 200 exames de saúde nas Unidades Penais Femininas do Tocantins em ação do Outubro Rosa

 

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou uma série de ações em homenagem ao Outubro Rosa nas Unidades Penais Femininas (UPFs) de Palmas, Miranorte e Ananás.

Essas iniciativas beneficiaram todas as mulheres encarceradas nessas unidades, totalizando quase 300 atendimentos e mais de 200 exames realizados. Os exames incluíram ultrassonografias de abdômen e de mama, testes preventivos, testes rápidos e palestras informativas sobre cuidados de saúde voltados às mulheres.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, fez uma avaliação das atividades do Outubro Rosa deste ano nas unidades penais.  “Nossa ação foi um sucesso. Percorremos as quatro Unidades Penais Femininas e realizamos mais de 40 exames de ultrassonografia, mais de 100 testes rápidos de ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis] para mulheres privadas de liberdade e servidoras, além de 90 exames preventivos. Para além das assistências à saúde, também promovemos assistência religiosa e material, levamos informações sobre prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero”, afirmou.

Na unidade de Talismã, 27 mulheres custodiadas participaram de atendimentos, assistiram palestras sobre câncer de mama e colo do útero, e realizaram exames preventivos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Elas também receberam mimos e participaram de uma assistência religiosa, que incluiu louvores que tocaram profundamente as custodiadas.

Importância dos exames regulares

Domingas Xavier, chefe da Unidade, ressaltou a importância dos exames oferecidos para a saúde das mulheres, que ocorrem mensalmente com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.  “Temos mulheres aqui que há algum tempo não se submeteram a exames e, por meio dessas ações, descobriram doenças, por isso é de muita relevância a troca de informações para conscientizar essas privadas de liberdade sobre a prevenção”.

Encerramento da mobilização

A atividade realizada em Talismã, na quinta-feira, 24, marcou o encerramento da mobilização de prevenção e conscientização sobre câncer de mama e do colo do útero, voltada às mulheres do Sistema Penal tocantinense.

Essa ação foi promovida pela Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, com a articulação da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, e contou com o apoio das secretarias municipais de saúde.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias