Governo realiza mais de 300 atendimentos e 200 exames de saúde nas Unidades Penais Femininas do Tocantins em ação do Outubro Rosa
Os exames incluíram ultrassonografias de abdômen e de mama, testes preventivos, testes rápidos e palestras informativas sobre cuidados de saúde voltados às mulheres
O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou uma série de ações em homenagem ao Outubro Rosa nas Unidades Penais Femininas (UPFs) de Palmas, Miranorte e Ananás.
Essas iniciativas beneficiaram todas as mulheres encarceradas nessas unidades, totalizando quase 300 atendimentos e mais de 200 exames realizados. Os exames incluíram ultrassonografias de abdômen e de mama, testes preventivos, testes rápidos e palestras informativas sobre cuidados de saúde voltados às mulheres.
A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, fez uma avaliação das atividades do Outubro Rosa deste ano nas unidades penais. “Nossa ação foi um sucesso. Percorremos as quatro Unidades Penais Femininas e realizamos mais de 40 exames de ultrassonografia, mais de 100 testes rápidos de ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis] para mulheres privadas de liberdade e servidoras, além de 90 exames preventivos. Para além das assistências à saúde, também promovemos assistência religiosa e material, levamos informações sobre prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero”, afirmou.
Na unidade de Talismã, 27 mulheres custodiadas participaram de atendimentos, assistiram palestras sobre câncer de mama e colo do útero, e realizaram exames preventivos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Elas também receberam mimos e participaram de uma assistência religiosa, que incluiu louvores que tocaram profundamente as custodiadas.
Importância dos exames regulares
Domingas Xavier, chefe da Unidade, ressaltou a importância dos exames oferecidos para a saúde das mulheres, que ocorrem mensalmente com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. “Temos mulheres aqui que há algum tempo não se submeteram a exames e, por meio dessas ações, descobriram doenças, por isso é de muita relevância a troca de informações para conscientizar essas privadas de liberdade sobre a prevenção”.
Encerramento da mobilização
A atividade realizada em Talismã, na quinta-feira, 24, marcou o encerramento da mobilização de prevenção e conscientização sobre câncer de mama e do colo do útero, voltada às mulheres do Sistema Penal tocantinense.
Essa ação foi promovida pela Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, com a articulação da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, e contou com o apoio das secretarias municipais de saúde.