Categorias: Tocantins

Governo prorroga prazo para licitação de duplicação de vias e readequação da ponte sobre o Lago de Palmas

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), anunciou nessa quinta-feira, 19 de setembro, a prorrogação do prazo para o início da licitação que visa contratar uma empresa responsável pela elaboração do projeto de engenharia e execução das obras de duplicação das vias e readequação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que se estende por 8,10 km sobre o Lago de Palmas. As empresas interessadas poderão agora apresentar suas propostas a partir do dia 23 de dezembro, às 9h.

Essa prorrogação foi determinada pelo governador Wanderlei Barbosa e faz parte de uma série de ações da gestão para melhorar a logística e expandir as atividades econômicas na região. O objetivo é facilitar o acesso ao terminal de integração da Ferrovia Norte-Sul e melhorar as conexões com a capital tocantinense.

O governador destacou: “Anunciamos a duplicação da ponte em junho deste ano e agora, com mais essa etapa, reafirmamos nosso compromisso com o progresso do nosso Estado, principalmente em uma estrutura que representa tanto para a população da nossa Capital quanto para o fluxo econômico do Estado.”

Objetivos das obras

As intervenções planejadas visam aumentar a capacidade de tráfego e garantir a segurança nas vias, promovendo uma maior fluidez no transporte de pessoas e mercadorias. O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, ressaltou que o projeto incluirá melhorias na infraestrutura logística e de transporte do Estado.

“A equipe da Ageto fará a adequação da capacidade da via e das partes envolvidas, incluindo a ponte principal e as pontes de vazantes. A ponte principal será ampliada para suportar quatro pistas, permitindo a continuidade das faixas multiuso nos dois sentidos”, explicou o presidente.

Etapas do projeto

As obras foram primeiramente divulgadas pelo governador Wanderlei Barbosa no dia 15 de junho, durante a entrega da ponte de Porto Nacional. Uma semana após essa divulgação, o governo encaminhou uma carta-consulta ao Banco de Brasília e um projeto de lei para a Assembleia Legislativa (Aleto), solicitando tramitação prioritária.

Em junho, a Aleto deu o aval a um Projeto de Lei que permite ao Executivo firmar um empréstimo de R$ 250 milhões com o Banco de Brasília (BRB) para financiar as obras. A Lei nº 4.445 foi sancionada pelo governador e publicada no dia 9 de julho.

No dia 28 de agosto, a Ageto divulgou um Aviso de Licitação no Diário Oficial da União (DOU) para selecionar a empresa encarregada do projeto. O início do processo de licitação estava programado para 25 de novembro, mas foi adiado para 23 de dezembro com a nova publicação.

Alterações na estrutura

Conforme o projeto, não haverá mudanças significativas na estrutura da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. As modificações incluirão a reestruturação do aterro e a remoção da grade de proteção destinada aos pedestres na ponte. As passagens para pedestres e ciclistas serão integradas por meio da instalação inovadora de passarelas fixadas nas vigas localizadas abaixo do tabuleiro da ponte.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT