O Governo do Tocantins finalizou toda a etapa de planejamento para começar a erguer o Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, um dos maiores investimentos em saúde pública da região norte do estado. O custo total da obra está estimado em R$ 110 milhões, sendo R$ 60.000.072,00 provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal, e o restante financiado com recursos próprios.
O governador Laurez Moreira informou sobre o progresso durante agenda em Araguatins. “Vamos dar mais um passo importante na construção do Hospital da Mulher de Araguatins. O recurso já está viabilizado e o projeto muito em breve será licitado. Essa obra vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região, reforçando nosso compromisso de concluir cada obra que começamos”, destacou o chefe do Executivo, que também vistoriou o terreno onde o hospital será construído.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) encaminhou à Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) todos os documentos necessários para elaborar a minuta do edital. Entre os materiais estão o Documento de Formalização da Demanda (DFD), o Estudo Técnico Preliminar (ETP), o Projeto Básico de Arquitetura (PBA), planilha orçamentária, Termo de Referência (TR) e justificativas técnicas.
No momento, a Ageto trabalha na finalização da minuta e anexos. Em seguida, a análise jurídica verificará a legalidade do processo licitatório. A expectativa é que, dentro de cerca de 40 dias, o edital seja publicado, permitindo a contratação da empresa responsável pela execução da obra.
Compromisso com a região
O presidente da Ageto, Antonio Trabulsi Sobrinho, destacou o empenho da agência para acelerar o início do hospital. “O Hospital da Mulher de Araguatins representa um marco para a infraestrutura de saúde pública no Tocantins. Estamos trabalhando com responsabilidade e agilidade para garantir que o processo licitatório ocorra de forma transparente e que a obra seja iniciada o quanto antes. É uma conquista que vai transformar o atendimento na região do Bico do Papagaio”, afirmou.
Estrutura completa
O hospital será referência para a Macrorregião Norte do Tocantins, que engloba 64 municípios e cerca de 626 mil habitantes. Contará com 150 leitos distribuídos entre suítes de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar, UTI Materna e UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), leitos de alojamento conjunto, dez dormitórios na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, quatro salas de centro cirúrgico e toda a infraestrutura necessária para um atendimento de qualidade às mulheres.
Benefício à população
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, reforçou a relevância do hospital para a região. “A obra será um divisor de águas para a região do Bico do Papagaio, com promoção de cuidado e bem-estar para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou, destacando que o hospital atenderá casos de alta complexidade que hoje são encaminhados para Araguaína.
O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, celebrou o andamento da obra. “É uma alegria imensa saber que essa a obra agora, de fato, foi encaminhada. Logo estaremos entregando este magnífico hospital com o governador”, declarou.