Governo inicia entrega de calcário para pequenos produtores rurais e promete melhorar produção no Tocantins

 

Nessa quarta-feira, 25, o Governo do Tocantins deu início a um projeto voltado à distribuição gratuita de calcário para agricultores familiares. A cerimônia de lançamento ocorreu em Nova Rosalândia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa e do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Jaime Café. A proposta visa aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do solo em pequenas propriedades rurais por meio da aplicação do insumo.

Durante o evento, foi feita a entrega simbólica do primeiro carregamento de calcário a um produtor da região, marcando oficialmente o início da distribuição das 35 mil toneladas previstas para diversos municípios tocantinenses.

“Lançado aqui em Nova Rosalândia, este projeto será realizado em todo o Tocantins. Vamos entregar calcário para que os pequenos produtores corrijam o solo e melhorem suas produções. Temos incentivado muito essas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar”,  afirmou Wanderlei Barbosa.

A comitiva também realizou uma visita técnica à indústria tocantinense Calcário Milenium, onde foi possível acompanhar como é feito o processamento do insumo mineral. O representante da empresa, Esequiel Milhomem, destacou a importância da iniciativa para o setor produtivo.

“É uma honra receber a visita do governador à nossa empresa, especialmente em um evento tão importante como o lançamento deste projeto de distribuição de calcário para as pessoas que mais precisam. Essa ação é fundamental para que os produtores consigam fazer com que suas terras produzam mais, gerando renda e empregos. Ficamos muito felizes em contribuir com este projeto”,  disse.

Benefício ambiental e econômico

Para o secretário Jaime Café, a distribuição do calcário traz efeitos positivos tanto na produção quanto na preservação ambiental. Ele reforçou que o uso correto do insumo é essencial para a recuperação de áreas agrícolas e para o aumento da produtividade sem necessidade de expansão.  “Este projeto permite a conservação do solo e melhora o meio ambiente. Com o solo corrigido, o produtor poderá produzir muito mais na mesma área. É uma iniciativa muito importante”.

Município sede comemora lançamento

O prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portílio, celebrou a escolha do município como ponto de partida do projeto. Segundo ele, a ação é significativa para a agricultura local e representa um marco para a cidade.  “Este é o maior presente de aniversário que Nova Rosalândia poderia receber. Estamos sediando um evento que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo do Tocantins. Mais de 80% dos alimentos que vão à mesa dos cidadãos vêm da agricultura familiar e, agora, estes produtores poderão produzir mais em suas próprias terras”.

Entrega contemplará diferentes regiões

A primeira remessa foi entregue na Associação Monte Alegre, situada próxima ao distrito de Campo Maior, em Nova Rosalândia. Estão entre os municípios contemplados localidades das regiões de Xambioá, Bandeirantes, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pugmil, Natividade e Taguatinga. A execução do projeto conta com financiamento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Vanir Geraldo dos Santos, agricultor que cultiva mandioca, milho, cana-de-açúcar e banana, foi o primeiro a receber o calcário. Ele celebrou a chegada do insumo como um marco para sua produção.   “Vai nos ajudar muito. Para mim, foi a melhor coisa do mundo. Antes, eu tinha que comprar o calcário. Agora, só tenho a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias