Governo do Tocantins realiza mutirões de cirurgias eletivas para reduzir fila no SUS

 

Nos dias 26 e 27 , o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promoveu mutirões de cirurgias eletivas nos hospitais regionais de Gurupi (HRG) e Paraíso do Tocantins (HRPT), com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes na Central Estadual de Regulação (CER). Durante os mutirões, 23 pacientes foram atendidos com procedimentos nas áreas pediátrica e ginecológica.

No Hospital Regional de Gurupi, a ação teve um toque especial de acolhimento, com a participação da equipe do SOS Alegria, que utilizou um carrinho personalizado para transportar as crianças até o centro cirúrgico. O trajeto foi marcado por música, brincadeiras e alegria, levando leveza e encantando tanto os pacientes quanto os profissionais da unidade. O mutirão pediátrico no HRG atendeu oito crianças.

No HRPT, 15 mulheres de Palmas foram submetidas a procedimentos cirúrgicos, incluindo histerectomia e laqueadura. A ação visa diminuir as filas de espera e aumentar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde.

O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, destacou que o objetivo dos mutirões é zerar até julho deste ano a fila de espera para procedimentos pediátricos. Inicialmente, mais de 300 crianças aguardavam por atendimento, e as unidades de Gurupi e região estão avançando rumo à meta de atender toda a demanda reprimida.

Diego Segger, diretor-geral do HRPT, ressaltou o esforço da equipe da SES-TO para garantir a ampliação da capacidade de realização de cirurgias eletivas, com foco em um SUS eficaz e humanizado. As ações buscam sempre a melhoria no atendimento aos pacientes e o aumento da eficiência no sistema de saúde.

Impacto das ações de saúde

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou mais de 52 mil cirurgias eletivas, com 17 mil delas realizadas em 2024. Somente em 2025, quase cinco mil pacientes já foram beneficiados com procedimentos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]