O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins discute impactos da Reforma Tributária em seminário do TCE

A cerimônia de abertura, realizada no auditório do TCE/TO, em Palmas, contou com a participação da procuradora-geral do Estado, Irana Coelho, que representou o governador Wanderlei Barbosa

 

Na manhã dessa quinta-feira, 29, o Governo do Tocantins marcou presença na abertura do seminário “O que muda nos estados e nos municípios com a Reforma Tributária?”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC/TO).

O evento, que reuniu prefeitos, secretários da Fazenda, contadores, auditores, consultores e empresários, visa discutir as transformações trazidas pela reforma tributária. A cerimônia de abertura, realizada no auditório do TCE/TO, em Palmas, contou com a participação da procuradora-geral do Estado, Irana Coelho, que representou o governador Wanderlei Barbosa.

Em seu discurso, a procuradora-geral Irana Coelho enfatizou a importância do seminário e a necessidade de o Estado e os municípios estarem engajados em discussões como essa.  “É extremamente importante para o Estado e os municípios participarem de eventos como este, pois é um encontro de grande relevância, que traz informações de muita importância referente à Reforma Tributária”.

O presidente do TCE, André Luiz de Matos, ressaltou a importância da reforma tributária para o financiamento de setores vitais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.  Questionou como as mudanças afetarão os recursos arrecadados e destacou a preocupação com o impacto sobre os estados das regiões Norte e Nordeste.

“Neste evento, queremos saber como ficará o tocantinense em relação aos recursos necessários para pagar. Como é que nós ficamos? Queremos saber se o interesse da Administração está sendo atendido, mas se o interesse das pessoas, sobretudo dos estados das regiões Norte e Nordeste, também está sendo atendido”, pontuou o presidente.

Palestras e Contribuições ao Debate

A programação do seminário incluiu diversas palestras abordando os impactos da reforma tributária para a gestão pública, pequenas empresas e a indústria. Entre os palestrantes estavam o professor Thiago Glucksmann de Lima, o consultor Eudes Sippel, e a subprocuradora fiscal Paula Souza Cabral. Representantes do Sebrae/TO e da Fieto também contribuíram com suas perspectivas.

O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, mediou a palestra “O que muda no Estado e no Município com a Reforma Tributária?” expressou preocupação com o impacto financeiro da reforma para estados como o Tocantins e destacou a importância de estar preparado para compensar possíveis perdas.

“O estado do Tocantins tem que estar bastante atento em relação às mudanças tributárias, visto que podemos sofrer perdas nesse sentido, e é preciso saber como efetuar as compensações na hipótese de perdas. Por isso, participar de eventos como este pode nos dar mais conhecimento e caminhos para evitar quaisquer problemas”, destacou o secretário.

Elaboração da Carta do Tocantins

Durante o seminário, os participantes colaboraram na elaboração da “Carta do Tocantins – Propostas ao Congresso Nacional”, que será enviada ao relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga.

Este documento refletirá as avaliações e sugestões do Tocantins, com o objetivo de influenciar o processo de regulamentação da reforma no Senado, contribuindo para decisões que impactarão diretamente o estado e seus municípios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais