Governador prestigia encerramento da PGP e celebra qualidade da carne produzida no Estado

 

A Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis, sediou o encerramento da 5ª edição da Prova de Ganho de Peso (PGP), iniciativa que tem transformado a visão e o manejo do rebanho bovino no Tocantins. O evento atraiu pecuaristas, técnicos e autoridades estaduais, entre elas o governador Wanderlei Barbosa e o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, que acompanharam de perto os resultados alcançados.

Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), com apoio do Governo do Estado e de entidades nacionais como a ABCZ, Faet e ACNB, a PGP teve como foco principal avaliar o desempenho de animais da raça Nelore em condições padronizadas. Ao longo de 10 meses, mais de 70 touros foram submetidos ao mesmo tipo de manejo, alimentação e vacinação, permitindo uma análise precisa sobre o potencial genético de cada um.

Durante sua fala, o governador Wanderlei Barbosa fez questão de parabenizar os pecuaristas presentes e reconheceu o esforço da presidente da ACNT, Andrea Stival, pela condução da prova.  “Parabenizo todos os criadores aqui presentes e a iniciativa da presidente da ACNT, Andrea Stival,  pela realização dessa Prova de Ganho de Peso, que contribui sobremaneira com a melhoria da nossa genética animal. Acompanhamos o projeto da família e sabemos da importância das práticas adotadas para melhorar o nosso rebanho e colocar o Tocantins cada vez mais em evidência no cenário nacional”.

O secretário Jaime Café também reforçou o papel da genética de qualidade no crescimento da pecuária tocantinense. Segundo ele, a base do rebanho local majoritariamente composta por animais da raça Nelore vem apresentando avanços notáveis em características como precocidade e rendimento de carcaça.

“É um programa que vem ao encontro das  iniciativas do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, que conta com o maior programa de melhoramento genético do Brasil. Nós já adquirimos 200 mil protocolos de inseminação para fornecer para os nossos pequenos produtores, para que possam melhorar sua produção”, declarou o secretário.

Liderança feminina e excelência genética

Andrea Stival, presidente da ACNT e proprietária do touro vencedor desta edição, destacou o impacto da iniciativa para toda a cadeia produtiva.  “O legado da iniciativa é o melhoramento genético, de carcaça, da carne dos animais, bem como,  a precocidade, fertilidade e lucratividade para o fazendeiro. A prova de Ganho de Peso traz os melhores animais do estado para dentro de uma fazenda, onde por 10 meses, de forma igualitária, todos recebem a mesma nutrição, mesmo tratamento, a mesma vacina. Assim a gente vai vendo qual genética tem melhor desempenho e qual criador está no caminho mais correto, mais assertivo”.

Conheça os vencedores da edição 2024/2025

O grande campeão da edição foi o touro Teimoso Brilhante, da Fazenda Brilhante, localizada em Gurupi. O segundo lugar ficou com o touro Astro, da Fazenda São Francisco, de Araguaçu, e o terceiro foi para o touro 5594 do JEM, da Fazenda São Geraldo, em Caseara. Todos os animais passaram por avaliações técnicas com acompanhamento da ABCZ e do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias