O seu canal diário de Notícias
Senar

Governador nomeia novo procurador-geral e defensor público-geral do Tocantins para próximos biênios

O anúncio aconteceu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, logo após o resultado das eleições realizadas no dia 11 de outubro

 

Na tarde dessa segunda-feira, 14 , o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nomeou Abel Andrade Leal Júnior como o novo procurador-geral de Justiça do estado para o biênio 2025/2026. O anúncio aconteceu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, logo após o resultado das eleições realizadas no dia 11 de outubro. Abel Andrade substitui o atual procurador, Luciano Casaroti, e sua posse está agendada para o dia 13 de dezembro, durante uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou o papel fundamental do Ministério Público no fortalecimento da democracia e destacou a colaboração entre o Executivo tocantinense e o MP. “Desejo sucesso ao novo procurador-geral de justiça na condução dos trabalhos do Ministério Público tocantinense  e que possamos manter sempre a harmonia para o desenvolvimento do Tocantins”.

Abel Andrade, em sua fala, expressou gratidão pela confiança depositada e reforçou seu compromisso em dar continuidade aos trabalhos do MPTO. “É com gratidão que recebo a nomeação para o cargo de procurador-geral de Justiça do Tocantins. A confiança depositada em mim pelo governador Wanderlei Barbosa e incentivo  para dar prosseguimento ao importante trabalho que vem sendo realizado no Ministério Público do Tocantins”.

Trajetória profissional de Abel Andrade Leal Júnior

Nascido em Ipiaú, na Bahia, Abel Andrade ingressou no Ministério Público do Tocantins em abril de 2001. Ao longo de sua carreira, desempenhou funções em diversas promotorias do estado, como Araguacema, Paranã e Tocantinópolis. Também atuou como subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público, além de coordenar o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm). Atualmente, ele é o titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Novo Defensor Público-Geral também é nomeado para biênio 2025/2027

Na mesma ocasião, o governador Wanderlei Barbosa também nomeou Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves como o novo defensor público-geral do Estado do Tocantins, para liderar a Defensoria no biênio 2025/2027. Ele sucederá Estellamaris Postal e foi escolhido após receber a maioria dos votos na eleição realizada no último dia 4 de outubro entre membros da Defensoria Pública.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da nomeação e o papel fundamental da Defensoria Pública. “Me alegro de nomeá-lo para que ele tenha a oportunidade de fazer a liderança e o gerenciamento dessa grande instituição que é a Defensoria Pública”.

Perfil e carreira de Pedro Alexandre Conceição

Pedro Alexandre tem 39 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Ele possui especialização em Direito do Trabalho e é mestre em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional.

Desde 2013, atua como defensor público no Tocantins, com passagens por várias cidades, como Aurora do Tocantins, Dianópolis e Pium. Também coordenou o Núcleo de Defensoria Pública Agrária (DPagra), onde ganhou destaque por sua atuação em defesa de comunidades rurais e quilombolas.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais