Governador apresenta estratégias contra queimadas em reunião nacional que prepara pautas para a COP30

  Para alinhar estratégias e definir contribuições dos estados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nessa quarta-feira, 13 , da 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). Ele esteve acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de […]

 

Para alinhar estratégias e definir contribuições dos estados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nessa quarta-feira, 13 , da 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). Ele esteve acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e dos secretários estaduais de Meio Ambiente, Marcello Lelis, e de Agricultura e Pecuária, Jaime Café.

Durante o encontro, Wanderlei Barbosa destacou as medidas adotadas pelo estado para reduzir impactos ambientais, especialmente as queimadas, tema que será amplamente discutido na COP30, em novembro.

“Somos um estado amazônico com parte do bioma Cerrado, que na seca favorece queimadas. Por isso, apresentamos estratégias como campanhas em escolas, orientações a comunidades ribeirinhas e divulgação nos meios de comunicação. A COP é essencial para orientar, ampliar nossas ações e fortalecer o combate às queimadas”, afirmou o governador.

O governador do Pará e anfitrião da COP30, Helder Barbalho, elogiou o trabalho do Tocantins na área ambiental e no mercado de carbono, dizendo que o estado se tornou referência em políticas voltadas ao meio ambiente.  “Eu parabenizo o trabalho que o Governo do Tocantins tem realizado, o governador Wanderlei Barbosa tem se preocupado com a causa ambiental e, hoje em dia, o estado é uma referência em políticas voltadas a essa temática, principalmente no mercado de carbono”.

A programação incluiu a apresentação das propostas estaduais para os eixos centrais da COP30: descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e transição energética.

Sobre o Fórum Nacional de Governadores

O Fórum é um espaço permanente de articulação entre os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. Criado para discutir pautas de interesse comum, o grupo também atua como canal de diálogo com o Governo Federal, tratando de temas como segurança pública, saúde, educação, equilíbrio fiscal e meio ambiente.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias