O seu canal diário de Notícias

Evento celebra formalização de propriedades em Araguaína com entrega de títulos e parcerias para regularização fundiária

Essa conquista foi resultado de um trabalho conjunto da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) e de instituições parceiras, como o Governo do Tocantins, a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registros

 

Na noite de segunda-feira, 11 , o ginásio poliesportivo da Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos, localizado no setor Jardim das Flores, em Araguaína, recebeu um evento importante para a população local. Cento e quatorze famílias, sendo 107 do setor Ana Maria e sete do setor Itapuã, celebraram a formalização de suas propriedades, encerrando um período de informalidade.

Essa conquista foi resultado de um trabalho conjunto da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) e de instituições parceiras, como o Governo do Tocantins, a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registros.

Esta é a quarta vez que a CGJUS realiza uma entrega de títulos em Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, com quase 200 mil habitantes. Os beneficiários deste evento comemoraram também a isenção das taxas de documentação, um benefício concedido a quem comprova renda inferior a cinco salários mínimos, mediante análise do Reurb Social, uma modalidade de Regularização Fundiária destinada à população de baixa renda.

VALOR DO TÍTULO DE PROPRIEDADE:  

Antes da entrega dos títulos, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora geral da Justiça e vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional, ressaltou a importância do título de propriedade. “Este documento não é apenas uma formalidade, mas sim um passaporte para acessar serviços públicos, garantir direitos de sucessão e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável”.

CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO: 

O juiz Wellington Magalhães, coordenador do Nupref, destacou que a regularização fundiária é uma obrigação constitucional. “O direito à moradia é fundamental para a construção de uma sociedade justa e solidária, conforme estabelecido na Constituição de 1988”.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, agradeceu à parceria com o Poder Judiciário do Tocantins, que tem transformado a vida de pessoas que viviam na insegurança em relação à posse de suas propriedades. “A partir de agora, com os documentos em mãos, os beneficiários podem afirmar com segurança: “Isso aqui é meu!”.

PRÓXIMAS ENTREGAS:  

Entre os dias 11 e 12/3, o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça realizará mais de 200 entregas de títulos em diversas cidades da região, incluindo Pequizeiro, Nova Olinda, Santa Maria e Pedro Afonso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais