Na quarta-feira, 25, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou sete procedimentos de cateterismo em crianças. Com isso, o Tocantins conseguiu zerar a fila de espera por esse tipo de atendimento, um marco importante para a saúde infantil no estado. Desde que esse serviço foi implantado, em 2020, muitos pequenos pacientes que antes precisavam viajar para outros estados através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), passaram a ser atendidos aqui mesmo, no Tocantins.
O médico Paulo Correia Calamita, que cuida desses procedimentos no estado, explicou que o cateterismo é um tipo de tratamento menos agressivo que a cirurgia. Ele é feito com pequenos tubos inseridos nos vasos sanguíneos e serve para tratar problemas no coração que a criança já tem desde o nascimento, chamadas de cardiopatias congênitas.
Diferente da cirurgia de peito aberto, o cateterismo permite uma recuperação muito mais rápida, sem a necessidade de internação em UTI e com risco muito menor de complicações.
Segundo o doutor Paulo, cerca de 300 crianças já foram atendidas com esse tipo de procedimento no Tocantins, e nenhuma delas precisou ser transferida para outro estado por causa disso. Outro ponto positivo é que, em muitos casos, a criança pode ter alta em até 24 horas após o procedimento.
O médico destacou que todos os sete cateterismos feitos na quarta foram terapêuticos, ou seja, tinham como objetivo tratar algum problema, evitando cirurgias mais complicadas.
Sara Gonçalves, mãe de uma menina de 8 anos que tem um problema cardíaco desde pequena, contou que já enfrentou muitos momentos difíceis com a saúde da filha. Ela relatou que a menina já passou por cirurgias e também por dois cateterismos no HGP um para desobstruir a artéria pulmonar e outro para tratar veias que estavam levando sangue de forma errada para os pulmões.
Para Sara, o que faz a diferença é o cuidado dos profissionais. “Ela precisou passar por uma angioplastia da artéria pulmonar, por meio do cateterismo terapêutico e, agora, ela passou por uma embolização de colaterais sistêmicos pulmonares por meio de novo cateterismo. Só tenho a agradecer a equipe do hospital e, principalmente, pelo empenho dos médicos”.
Atendimento mais ágil e sem filas
O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, reforçou que o objetivo da gestão é justamente esse: oferecer um atendimento rápido, sem filas e com qualidade. Segundo ele, os avanços no serviço de hemodinâmica ajudam a salvar vidas e dão mais segurança às famílias que antes precisavam viajar para buscar atendimento fora do Tocantins.