Empresa do Tocantins é condenada a pagar R$ 200 mil por assédio eleitoral em eleições de 2022

O juiz determinou que o valor da indenização seja destinado à Polícia Federal

 

A empresa RAF Construtora Manutenção Industrial Ltda., sediada em Bom Jesus do Tocantins foi condenada a pagar R$ 200 mil por assédio eleitoral durante as eleições presidenciais de 2022, conforme sentença proferida pela Vara do Trabalho de Guaraí (TO).

A Ação Civil Pública revelou condutas irregulares, levando a juíza Katarina Roberta Mousinho de Matos Brandão a deferir uma tutela antecipada de urgência solicitada pelo Ministério Público do Trabalho no Tocantins (MPT-TO), para interromper o assédio moral, discriminação e abuso de poder político da empresa, para evitar a pressão indevida sobre os funcionários para participarem de atividades ou manifestações políticas.

A procuradora Cecília Santos ressaltou que essa conduta causa sofrimento psicológico e social aos funcionários, criando um ambiente de trabalho tóxico e prejudicando sua dignidade.

Durante o julgamento de primeira instância, a empresa não obteve sucesso em contestar os pedidos. O juiz Maximiliano de Carvalho considerou a gravidade do ato lesivo, a falta de controle dos sócios da empresa e a gestão baseada no medo evidenciada em um áudio compartilhado em um grupo de WhatsApp.

O juiz determinou que o valor da indenização seja destinado à Polícia Federal – Superintendência do Tocantins para projetos que beneficiem o município de Guaraí e possivelmente outros municípios do estado do Tocantins.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias