Despesas com pessoal caem e contas públicas ficam dentro da LRF, informa governo do Tocantins

Despesas com pessoal caem e contas públicas ficam dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, informa governo do Tocantins
Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

 

O Governo do Tocantins conseguiu reduzir os gastos com pessoal para 45,69%, ante 46,64% registrados no primeiro quadrimestre de 2025. O resultado, divulgado no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira, 30 , restabelece o equilíbrio fiscal e reforça o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), garantindo recursos para investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

O recuo das despesas reflete o efeito das ações das secretarias da Fazenda (Sefaz), do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Administração (Secad), que analisaram detalhadamente a capacidade de pagamento e os resultados atuariais. O núcleo de controle das despesas com pessoal, criado em 2019, teve papel central para evitar descontrole fiscal.

“Cada economia gerada representa mais recursos para investimentos estratégicos, preservando a nossa capacidade de planejamento. Reforço o compromisso em garantir que os recursos públicos sejam usados com eficiência, transparência e responsabilidade, sempre em benefício da população”, afirmou o governador Laurez Moreira.

Garantia de investimentos e planejamento

O secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, destacou que o ajuste permite organizar o pagamento de servidores e contribuições previdenciárias sem comprometer áreas estratégicas. “O ajuste permite que o Tocantins organize o pagamento de servidores e os aportes previdenciários sem comprometer áreas estratégicas como saúde, educação e infraestrutura. Produzimos análises detalhadas para verificar se há capacidade de pagamento, considerando os resultados atuariais da previdência, garantindo decisões seguras e mantendo o planejamento equilibrado para os próximos quadrimestres conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, assegurando previsibilidade e estabilidade para o fechamento do exercício de 2025”, explicou.

Histórico dos gastos com pessoal

Em 2024, as despesas com pessoal ficaram em 46,39% da Receita Corrente Líquida (RCL), acima do limite de alerta de 44,10%, mas abaixo do prudencial de 46,55%. No primeiro quadrimestre de 2025, o percentual subiu para 46,64%, exigindo medidas como suspensão de progressões e restrição de novas contratações, exceto em casos previstos por lei.

Após as ações recentes, o índice caiu para 45,69%, oferecendo mais segurança fiscal e permitindo um planejamento mais confiável para os próximos quadrimestres.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias