Deputados do Tocantins aprovam PEC que permite ao governador atuar remotamente durante viagens de até 15 dias

Deputados do Tocantins aprovam PEC que permite ao governador atuar remotamente durante viagens de até 15 dias
A proposta foi avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Nilton Franco (Republicanos)

 

 

Os parlamentares estaduais do Tocantins deram aval à Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que desobriga o governador de transferir o comando do Executivo ao vice quando estiver ausente por até 15 dias. A votação ocorreu na noite dessa quarta-feira, 18.

Protocolada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no dia 10 de dezembro, a PEC nº 2/2024 seguiu um regime de urgência na Assembleia Legislativa. Em votações realizadas em dois turnos, 19 deputados se posicionaram a favor da emenda, enquanto Gutierrez Torquato (PDT), Eduardo Mantoan (PSDB) e Professor Júnior Geo (PSDB) votaram contra a proposta.

A nova regra se aplica a deslocamentos nacionais e internacionais dentro do limite de 15 dias, garantindo que o governador mantenha suas funções de forma remota. O texto incorpora um parágrafo ao artigo 39 da Constituição Estadual, estabelecendo o uso de tecnologias para assegurar a gestão pública:

“O governador do Estado, em viagem oficial de até 15 dias, dentro do território nacional ou para o exterior, poderá permanecer no exercício do cargo, utilizando-se de infraestrutura tecnológica e sistemas digitais integrados, para garantir a continuidade dos serviços públicos e a supervisão das atividades do Poder Executivo”.

Relatório aponta alinhamento com inovações administrativas

A proposta foi avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Nilton Franco (Republicanos). Apesar de algumas divergências durante os debates, o projeto recebeu apoio significativo em plenário, reforçando a necessidade de modernização administrativa no estado.

Governo destaca caráter inovador da PEC

Na justificativa apresentada à Assembleia, o Executivo estadual descreveu a emenda como uma solução moderna que integra o conceito de “Governo Digital”, promovendo eficiência na gestão pública. Em mensagem enviada ao presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o governador assegurou que utilizará os sistemas digitais para manter a supervisão e a continuidade das atividades durante suas viagens.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias