Defensoria Pública do Tocantins recomenda ações para atender quase 300 pessoas em situação de rua em Palmas

Prédio da Defensoria Pública do Tocantins
O decreto federal estabelece que a rede de acolhimento temporário deve atender a padrões básicos de qualidade, segurança e conforto

 

No ano de 2022, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, identificou a existência de quase 300 pessoas em situação de rua apenas na Capital do Estado.

Diante dessa realidade, o Nuamac Palmas apresentou uma Recomendação tanto ao Estado quanto ao Município, instando a adoção de medidas intersetoriais para a implementação e aperfeiçoamento da Política Estadual para a População em Situação de Rua, em conformidade com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976 e o Decreto Federal 7.053/2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

O defensor público Neuton Jardim, coordenador do Nuamac Palmas e autor da Recomendação, destacou que as pessoas em situação de rua enfrentam violações cotidianas de seus direitos. “A maior parte das pessoas que integram esse grupo hipervulnerabilizado não é alcançada pelos serviços públicos, porém, é imprescindível um olhar especial para essa população, no sentido de garantir-lhes dignidade”, ressalta Neuton Jardim.

O DECRETO FEDERAL 

O decreto federal estabelece que a rede de acolhimento temporário deve atender a padrões básicos de qualidade, segurança e conforto. Também, deve observar a capacidade adequada, regras de funcionamento e convivência, acessibilidade e salubridade das unidades de acolhimento nas áreas urbanas. O direito de permanência da população em situação de rua deve ser respeitado, preferencialmente nas cidades ou centros urbanos. O texto também destaca a importância de estruturar e reestruturar os serviços de acolhimento com base nas necessidades de cada município, considerando dados de pesquisas sobre a população em situação de rua.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias