Defensoria Pública avalia estrutura e atendimento na oncologia, nefrologia e outros setores durante vistoria no HGP

Após a conclusão do relatório, a DPE-TO buscará a habilitação nos autos para acompanhamento desse processo

 

 

Na última quinta-feira, 10, uma vistoria técnica no Hospital Geral de Palmas (HGP) foi conduzida pelo Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O principal propósito da inspeção foi avaliar as condições da prestação de serviços na área de Oncologia, especialmente após a conclusão da reforma que resultou na inauguração de novas instalações.

A equipe do Nusa, liderada pelo coordenador defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, examinou as instalações, incluindo as alas e espaços específicos como Nefrologia, Hemodinâmica, Pronto Socorro e o recém-inaugurado ambulatório da Pediatria.

Durante a vistoria, identificou-se a ausência de 12 medicamentos e insumos destinados ao tratamento dos pacientes de Oncologia. As condições gerais foram consideradas adequadas e um relatório detalhado será elaborado e encaminhado ao Estado e às autoridades competentes.

OBSERVAÇÕES

No setor de Nefrologia, a equipe observou a presença de 14 pacientes aguardando vaga na Fundação Pró-Rim. O objetivo era verificar a qualidade do serviço prestado a pacientes em tratamento de doenças renais crônicas, especialmente em resposta a uma Ação Civil Pública em andamento do Ministério Público Estadual (MPE).

Essa ação busca na Justiça a ampliação do número de vagas disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde para atender à crescente demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a conclusão do relatório, a DPE-TO buscará a habilitação nos autos para acompanhamento desse processo.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias