Criminosos usam sorteios falsos e links suspeitos para enganar vítimas; DPE-TO orienta como evitar golpes virtuais

 

A Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), criou um guia para orientar a população sobre como se proteger de golpes virtuais e cuidar melhor dos próprios dados na internet. O material traz explicações simples sobre os principais tipos de golpes que costumam acontecer, tanto pelas redes sociais quanto por telefone.

Mesmo que os golpes tenham formatos diferentes, a estratégia quase sempre é parecida: eles pedem para a pessoa clicar em algum link, comprar algo por anúncios suspeitos, participar de sorteios falsos, passar códigos que chegam por SMS, fazer transferências bancárias ou até fornecer dados pessoais como número de cartão e senhas.

Com esse material, você vai aprender a identificar e fugir desses golpes em situações do dia a dia, como ao fazer compras online, usar redes sociais, mexer com o banco pela internet e outras atividades. Além disso, o guia traz várias dicas práticas de segurança para você proteger seus dados e evitar cair em armadilhas. Clique aqui e acesse o guia.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias