Crescimento preocupante: Tocantins lidera aumento de denúncias contra idosos no primeiro semestre de 2023, confira dados nacionais

Publicado por
Flávia Ferreira

 

O Tocantins registrou um preocupante aumento de 155% nas denúncias de violência contra a pessoa idosa no primeiro semestre de 2023, tornando-se o estado com o maior percentual de crescimento em todo o país. Os dados foram revelados em um levantamento realizado pela Globo News, com base nas informações da Ouvidoria de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e comparados com o mesmo período do ano anterior. O aumento é muito superior à média nacional, que é de 38%.

Em relação ao primeiro semestre de 2022, quando o Tocantins registrou 125 denúncias relacionadas à violência contra idosos, esse número saltou para 319 no mesmo período deste ano. Esse cenário reflete um preocupante cenário de crescimento dos casos de violência contra essa parcela vulnerável da população.

A advogada Viviane Gomes Ribeiro, presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, destaca que o aumento das denúncias pode ser atribuído, em parte, ao maior conhecimento da população sobre as formas de relatar casos de violência às autoridades. “Através de campanhas de conscientização e informações sobre os direitos, mais pessoas estão se sentindo encorajadas a denunciar tais situações”, argumenta.

Entre os tipos mais comuns de crimes contra idosos no estado, além de agressões físicas, estão a violência patrimonial e o abandono. Viviane ressalta que muitos idosos não sabem como denunciar ou têm receio de fazê-lo. Em algumas localidades menores do Tocantins, a falta de órgãos especializados pode dificultar o processo de denúncia, mas a advogada enfatiza a importância de políticas públicas voltadas à proteção dessa parcela populacional.

Viviane defende a necessidade de uma política pública permanente e consistente, independentemente de interesses políticos, para garantir a proteção dos direitos dos idosos e combater a violência. Também, destaca que é importante aumentar a visibilidade das violações enfrentadas pelos idosos e divulgar os canais de denúncia disponíveis.

TOCANTINS LIDERA

Tocantins lidera com aumento de 155%, seguido por Amapá com 110%, Pernambuco com 90%, e São Paulo com 44%. Em âmbito nacional, a ouvidoria recebeu 65.331 denúncias no primeiro semestre, enquanto no mesmo período do ano passado foram 44.458. O levantamento também mostrou que em 2020 a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 47.270 denúncias de violência contra idosos, enquanto em 2021 foram 41.463.

COMO DENUNCIAR

As vítimas de violência contra idosos, ou aqueles que tiverem conhecimento de tais situações, podem realizar as denúncias através de diversos canais:

  1. Delegacia de Vulneráveis ou qualquer outra unidade da Polícia Civil;
  2. Disque 100;
  3. Delegacia Virtual da Secretaria de Segurança Pública (SSP);
  4. 197, da Polícia Civil;
  5. Polícia Militar pelo número 190;
  6. Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB Tocantins).
Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT