Empreendedores que atuam com comercialização e armazenamento de produtos agropecuários no Tocantins precisam atualizar o registro junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) até o final de março, dia 31. A medida é obrigatória e garante a regularização das atividades do setor.
O procedimento pode ser iniciado pelo site da Adapec, onde o empresário deve acessar e imprimir o requerimento correspondente. Após preenchê-lo, é necessário reunir os documentos exigidos conforme a área de atuação do estabelecimento, pagar a taxa de recadastramento e entregar tudo na unidade da Adapec mais próxima.
Mais de 500 estabelecimentos precisam regularizar a situação
O gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, reforça que há mais de 500 empreendimentos no Estado que devem atualizar o cadastro dentro do prazo. “Quem deixar de fazer o recadastramento poderá ser autuado e sofrer outras sanções, inclusive a interdição do estabelecimento e ficar sem receber o certificado de registro até a sua regularização. Lembrando que este documento é requisito para liberação do comércio de produtos agropecuários, por isso, não deixe para a última hora, junte a documentação e procure o escritório da Adapec no seu município”.
Empresas de fora também devem se cadastrar
A exigência não se limita a estabelecimentos locais. Empresas de outros estados que vendem agrotóxicos diretamente no Tocantins também precisam realizar o recadastramento para continuar comercializando ou armazenando esses produtos dentro do território tocantinense.