Com participação de 12 escolas, 33ª Arraiá da Capital começa com apresentações de alunos da rede municipal

 

Ao som animado da sanfona, com roupas cheias de cor e muito forró no ar, foi dada a largada para a 33ª edição do Arraiá da Capital, nessa quarta-feira, 25. O evento, que já faz parte do coração e da agenda cultural de Palmas, começou com apresentações de 12 escolas da rede municipal. Essas apresentações fazem parte do projeto “São João Vem de Berço”, criado pela Prefeitura de Palmas com apoio da Fundação Cultural, da Secretaria Municipal da Educação, da Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) e do Instituto Pizada da Butina.

Esse projeto foi pensado depois da pandemia, com o objetivo de manter viva a tradição das festas juninas entre os mais novos. Mais de 400 alunos participaram dessa iniciativa que mistura cultura, arte e educação. Além de celebrar o São João, o projeto também ajuda os estudantes a aprender, se expressar e se conectar com a comunidade.

Os alunos deram um show de criatividade, com apresentações cheias de cor, dança e alegria. Participaram as Escolas de Tempo Integral (ETIs) Almirante Tamandaré, Eurídice Ferreira de Mello, Luiz Gonzaga, Anísio Spínola Teixeira, Daniel Batista, Caroline Campelo, Padre Josimo Morais Tavares, Margarida Lemos, além das escolas Beatriz Rodrigues, Darcy Ribeiro, Jorge Amado e Lúcia Sales Pereira Ramos.

Vaquejada e cultura nordestina no palco

A primeira apresentação da noite ficou por conta da ETI Almirante Tamandaré, que trouxe a história da vaquejada e do vaqueiro nordestino. A apresentação teve 32 alunos e foi coreografada por Jherpherson Teixeira, que contou que o grupo ensaiou bastante para entregar um espetáculo bonito e cheio de cultura.  “Nossa apresentação promete ser alegre e cheia de representatividade cultural. Vamos falar um pouco sobre a vaquejada, com músicas e danças alegres que falam da vaquejada e do vaqueiro nordestino”.

Crianças pequenas encantam o público

Um dos momentos mais especiais foi a apresentação da quadrilha da Escola Lúcia Sales Pereira Ramos. Foi a única formada por alunos do início do ensino fundamental. O casal mirim Kethenlly Santos e Heitor Soares, vestidos de noivinhos, conquistou a plateia com muito charme e alegria.

Destaque para a quadrilha dos quatro elementos

Outro destaque foi o garoto Kayo Hallexander Bandeira, da ETI Eurídice Mello. Ele emocionou o público com sua participação. A quadrilha da sua escola falou sobre os quatro elementos da natureza fogo, água, terra e ar e trouxe uma explosão de brilho e energia para o palco.  “Foi muito importante para mim porque eu danço quadrilha há quatro anos, mas esta é a primeira vez que saio como destaque junino”.

Emoção das famílias

Cleonice Soares, avó da aluna Sara Rocha, da ETI Caroline Campelo, falou emocionada sobre o quanto ficou feliz em ver a neta dançando. Ela contou que a menina estava ansiosa e ensaiando todos os dias para se apresentar bem.  “Eles fizeram uma apresentação muito linda”.

Cultura valorizada e projeto elogiado

A secretária-executiva da Educação, Maria Diniz, comemorou a abertura do evento e falou da importância de envolver as crianças nas festas juninas. Segundo ela, o projeto ajuda os alunos a se integrarem, valoriza a cultura popular e faz com que todos participem com entusiasmo.   “O comprometimento das equipes escolares, a alegria e a participação das crianças são contagiantes”, ressaltou, acrescentando que a expectativa é ampliar o projeto para mais escolas no próximo ano. “Este projeto tem trazido muitos benefícios para nossos alunos, entre eles a integração e o resgate da cultura”.

Apoio da primeira-dama

A primeira-dama de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, assistiu todas as apresentações até o fim. Ela elogiou o trabalho feito pelas escolas e reforçou como o projeto “São João Vem de Berço” é importante para manter viva a cultura popular nas escolas.   “Foi uma noite especial e diferente, com grande participação das famílias e um público expressivo desde cedo, mesmo sendo durante a semana”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias