Com apoio da Seciju, cursos profissionalizantes formam 88 internos na Unidade Penal de Palmas

 

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) realizou, na última terça-feira, 1º, uma cerimônia especial para marcar a conclusão de cinco cursos profissionalizantes na Unidade Penal de Palmas. Esses cursos foram pensados para ajudar pessoas privadas de liberdade a aprenderem uma profissão e terem mais chances de recomeçar quando saírem da prisão.

Ao todo, 88 internos receberam certificados em áreas como construção civil, panificação e confeitaria, vendas, assistente administrativo e eletricista. Além de ajudar a reduzir o tempo de pena, a ideia é dar mais oportunidades para que eles possam se reintegrar à sociedade.

Durante o evento, os alunos do curso de Técnica de Vendas fizeram uma apresentação prática, simulando situações reais de vendas com produtos feitos dentro da própria unidade. Quem participou também pôde experimentar pães e bolos preparados pelos alunos do curso de Panificação e Confeitaria.

Esses cursos só foram possíveis graças a várias parcerias. O curso de Construção Civil, por exemplo, foi financiado com recursos do Fundo Penitenciário Nacional. Já os cursos de Técnica de Vendas, Assistente Administrativo e Eletricista foram oferecidos pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, através do projeto “Capacita em Rede”. O curso de Panificação e Confeitaria foi realizado por uma empresa parceira.

Certificados e novas ferramentas

Cada curso teve uma carga horária diferente: Assistente Administrativo, Eletricista e Técnica de Vendas tiveram 50 horas; Panificação e Confeitaria, 160 horas; e Construção Civil, 240 horas. Além dos certificados, a unidade recebeu doações de ferramentas como pás, picaretas, enxadas e baldes, que vão ajudar nas atividades de construção civil dentro da prisão.

Transformando vidas

Para o superintendente Paulo Freitas, oferecer cursos profissionalizantes é uma das melhores formas de mudar a vida de quem está preso. Ele acredita que, ao aprender uma profissão, essas pessoas têm mais chances de reconstruir suas vidas e ajudar suas famílias e a sociedade quando estiverem em liberdade.  “Estamos aqui muito felizes com essa formação, entregando os certificados a esses custodiados, o que, com certeza, vai mudar a vida deles quando estiverem em liberdade”.

O diretor da unidade, Edson Moreira, elogiou o esforço dos internos e destacou como esses cursos ajudam não só no aprendizado, mas também no comportamento dentro da prisão. “A unidade se empenha muito para que cursos sejam ofertados aqui, pois esses projetos melhoram não só a vida do reeducando, mas também sua postura na unidade”.

Um dos formandos, que também foi instrutor do curso de Construção Civil, contou que ficou muito feliz em poder ensinar uma nova profissão para outros colegas. Ele disse que nunca imaginou ter essa oportunidade. “Eu nunca imaginei, na minha vida, que teria a oportunidade de ministrar um curso, e isso é muito gratificante”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]