Chuva forte, ventania e risco de alagamento deixam o Tocantins em alerta esta semana, diz o Inmet

Chuva forte, ventania e risco de alagamento deixam o Tocantins em alerta esta semana, diz o Inmet
Foto: Lia Mara

 

O Tocantins já começou a semana com dois alertas importantes do Inmet: um amarelo e outro laranja. Os avisos foram divulgados nesse domingo, 23, e valem até as 10h desta segunda-feira, 24. Na prática, isso quer dizer que o estado inteiro pode enfrentar pancadas fortes de chuva, vento e possíveis transtornos.

Os níveis amarelo e laranja indicam risco de temporais que podem provocar corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e até raios. Ou seja, é bom ficar atento e evitar se expor ao tempo.

Segundo o Inmet, a parte sul do Tocantins está com o alerta mais forte: o laranja. Por lá, as chuvas podem vir entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros no dia.
Os ventos podem bater até 60 km/h.  O aviso inclui cidades como Alvorada, Aliança do Tocantins e Araguaçu.

Região norte com alerta amarelo

Para o norte do estado o alerta é amarelo. A chuva prevista vai de 20 a 30 milímetros, podendo chegar aos 50 milímetros por hora. Mesmo sendo um alerta mais leve que o laranja, ainda exige cuidado.

Como fica o tempo nas principais cidades

Na capital, Palmas, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.  A temperatura máxima deve ficar entre 22 ºC e 30 ºC.  A umidade do ar será alta, variando entre 70% e 100%.  Na terça-feira, o céu continua carregado, com muitas nuvens e pancadas de chuva.

Em Araguaína, os termômetros devem marcar entre 24 ºC e 31 ºC.  A previsão até esta terça-feira, 25, é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.  No restante da semana, deve continuar nublado, mas com chuvas mais isoladas.

Em Gurupi, conhecida como a “capital da amizade”, a temperatura não deve passar dos 22 ºC.  A umidade segue alta, entre 70% e 100%.  A semana toda deve ter muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.

Cuidados importantes durante rajadas de vento

  • “não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.

  • Evite usar aparelhos ligados na tomada.

  • A Defesa Civil atende pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Energisa também reforça que os clientes podem informar falta de energia pelos canais digitais, disponíveis 24 horas por dia.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias