Campanha de vacinação contra influenza em Palmas vai até 31 de janeiro

Campanha de vacinação contra a gripe em Palmas vai até 31 de janeiro
Para ser imunizado, basta se dirigir à USF de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documentos pessoais

 

A campanha de vacinação contra a gripe em Palmas continua até o dia 31 de janeiro, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade que ainda não tomaram a dose no segundo semestre de 2024. Para ser imunizado, basta se dirigir à USF de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documentos pessoais, o cartão de vacinação e o cartão do SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, devido a mudanças do Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza na região Norte ocorrerá exclusivamente no segundo semestre de cada ano. Essa alteração foi feita para atender às condições climáticas específicas da região.

Importância da vacina anual

A enfermeira Juliana Araújo de Souza, da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), explica a razão de ser necessário tomar a vacina todos os anos.  “A gripe é uma doença viral que afeta o sistema respiratório e pode ser transmitida por gotículas expelidas durante espirros ou tosse de pessoas infectadas. Por se tratar de vírus, eles sofrem alterações ou mutações. Com isso, todo ano a vacina é atualizada para combater os vírus que estão em circulação e assim, garantir a proteção”.

Como buscar atendimento

Recomenda – se  que, caso tenha sintomas leves, como tosse ou dor de garganta, é recomendado procurar a sua USF de referência para orientação. Caso apresente sintomas mais graves, como febre alta e vômito, deve-se procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias