Autoescolas e clínicas podem se credenciar online para integrar o CNH Cidadã no Tocantins; veja detalhes

Autoescolas e clínicas podem se credenciar online para integrar o CNH Cidadã no Tocantins; veja detalhes
Foto: Divulgação

 

O Portal de Serviços do Governo do Tocantins passou a oferecer duas ferramentas online que facilitam a execução do Programa CNH Cidadã. Agora, clínicas médicas e psicológicas credenciadas e Centros de Formação de Condutores (CFCs) podem solicitar de forma totalmente digital a adesão ao programa.

Segundo o Detran-TO, responsável pela gestão dos novos serviços, a medida busca ampliar a rede de parceiros e garantir mais estrutura para atender os beneficiários. O CNH Cidadã cobre os custos da primeira habilitação de pessoas de baixa renda, conforme determina a Lei Estadual nº 4.764/2025 e o Decreto nº 7.000/2025.

Um dos novos serviços é voltado aos CFCs já ativos e credenciados pelo Detran-TO. As autoescolas que aderirem poderão disponibilizar, dentro do programa, todas as etapas necessárias para a habilitação: curso teórico, prova escrita, aulas práticas e exame de direção.

Outro serviço é destinado às clínicas médicas e psicológicas já cadastradas no órgão. Elas poderão oferecer os exames exigidos para a CNH, como avaliação física, mental e psicológica dos candidatos.

Como funciona o processo

O credenciamento é voltado apenas a pessoas jurídicas que possuam Alvará de Credenciamento válido junto ao Detran-TO. Para aderir, o interessado deve acessar o Portal de Serviços do Governo, preencher o formulário específico, anexar a documentação exigida e acompanhar a análise do processo.

Todo o procedimento é digital e segue o Edital de Chamamento Público nº 20/2025/GABPRES para as clínicas, enquanto os CFCs terão edital próprio.

Expansão do atendimento

Com a adesão de novas autoescolas e clínicas, o governo pretende descentralizar o atendimento e facilitar o acesso ao programa em todo o estado. O CNH Cidadã arca com cursos, exames e taxas, garantindo a gratuidade da primeira carteira de motorista para quem se enquadra nos critérios de baixa renda.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias