Aldeias Mangabeira e Pedra Branca recebem ação de inclusão sociopolítica do TRE-TO essa semana

Alistamento, revisão, transferência e outros serviços eleitorais; Registro de autodeclaração indígena; treinamento da votação na urna eletrônica; Orientação jurídica em casos diversos; Emissão e revisão de certidões de nascimento e atendimento médico, são alguns dos serviços que serão oferecidos aos indígenas do povo Krahô, moradores das aldeias Mangabeira e Pedra Branca, nos municípios de Itacajá e Goiatins, entre essa terça-feira, 21 e a próxima quinta, 23, em continuidade às ações que levam inclusão e exercício dos direitos civis e democráticos do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e instituições parceiras.

As atividades acontecem na próxima terça-feira, 21, na Aldeia Mangabeira; e na quinta, 23, na Aldeia Pedra Branca.

Com o objetivo de conquistar a participação da comunidade indígena no meio político e alcançar novos eleitores, o programa tem o principal propósito de construir instrumentos de efetivação plena dos direitos de cidadania dos povos originários.

O ouvidor regional eleitoral e ouvidor da mulher, juiz José Maria Lima, é o coordenador-geral dos programas permanentes do TRE-TO e conta com o apoio do coordenador do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Eustáquio de Melo, na liderança da ação.

 

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias