Alberto Sevilha é eleito presidente do TCE/TO para o biênio 2025/2026 com gestão voltada à fiscalização e governança

Alberto Sevilha é eleito presidente do TCE/TO para o biênio 2025/2026 com gestão voltada à fiscalização e governança
A escolha dos novos dirigentes foi unânime, refletindo um consenso entre os integrantes da Corte

 

Na última sessão plenária de 2024, realizada na quarta-feira, 18 , o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) definiu sua nova mesa diretora para o biênio 2025/2026. O conselheiro Alberto Sevilha foi escolhido como presidente da Corte, com a conselheira Doris de Miranda Coutinho ocupando o cargo de vice-presidente e o conselheiro José Wagner Praxedes assumindo a função de corregedor.

A eleição ocorreu de forma presencial, em conformidade com o artigo 130 da Lei Orgânica do TCETO, contando com os votos dos sete conselheiros titulares. A escolha dos novos dirigentes foi unânime, refletindo um consenso entre os integrantes da Corte.

Além da presidência, outros cargos importantes foram definidos na mesma sessão. O conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves foi eleito diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), enquanto Manoel Pires dos Santos assumirá como conselheiro ouvidor. Para as Câmaras Julgadoras, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Severiano Costandrade foram escolhidos para liderar a Primeira e Segunda Câmaras, respectivamente.

Planos do novo presidente

Durante a cerimônia, Alberto Sevilha agradeceu aos pares pela confiança, aos servidores da Corte, especialmente os da Sexta Relatoria, e aos familiares presentes. Ele destacou que sua gestão terá como prioridade a aproximação com gestores públicos e a sociedade, buscando aprimorar a fiscalização e combater a má utilização de recursos públicos.

“No processo contínuo de acolhermos esforços visando melhorar e aprimorar a governança dos nossos jurisdicionados, precisamos cada vez mais estarmos próximos dos prefeitos, secretários, presidentes de fundos, fundações e autarquias, orientando-os, na medida do possível, a priori e concomitante, além de oferecer constantemente cursos de aperfeiçoamento aos servidores. A fiscalização só atingirá seus objetivos se for ágil e atempada. Precisando coibir a malversação do dinheiro público”, ressaltou Sevilha.

“A sociedade espera de nós respostas às suas demandas, mas respostas rápidas e concretas. E agora eu digo para mim mesmo, o responsável pela gestão não deve esperar elogios, mas sim, saber que ele tem apenas deveres, obrigações e cumprir sua tarefa com lisura, pois o certo é sempre certo e o errado é sempre errado”, afirmou. Sevilha aproveitou para parabenizar o conselheiro André Matos pela gestão. “Sua maneira inovadora de administrar trouxe muitos benefícios e revolucionou a Corte de Contas. meus parabéns”.

Reconhecimento à gestão atual

Sevilha aproveitou o momento para elogiar o atual presidente, André Matos, por sua administração inovadora, que trouxe avanços significativos para a Corte.  Por sua vez, André Matos agradeceu o apoio recebido ao longo de sua gestão e reforçou o compromisso de manter o trabalho até o final de seu mandato, que se encerra em fevereiro de 2025. Ele também destacou a coesão entre os conselheiros, evidenciada pela unanimidade nas votações.

Perfil do novo presidente

Alberto Sevilha nasceu em Guarulhos (SP), em 12 de fevereiro de 1955. Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Direito Público pelo CEULP/ULBRA, iniciou sua trajetória profissional como advogado em Campos Belos (GO).

Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos no TCETO, incluindo procurador de Contas e vice-presidente nos biênios 2019/2020 e 2023/2024. Sua experiência e compromisso com a gestão pública culminaram na eleição para presidir o Tribunal de Contas do Tocantins no próximo biênio.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias