A responsabilidade de assegurar o bom funcionamento e a precisão dos radares de trânsito no Tocantins é da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado (AEM-TO). Anualmente, e sempre que um radar passa por manutenção, a AEM-TO realiza a Verificação Periódica e Pós Reparo desses equipamentos.
Essa verificação segue as normas do Regulamento Técnico Metrológico, conforme estabelecido pela Portaria nº 544/2014 do Inmetro. É crucial para garantir que os radares estejam dentro dos padrões exigidos, assegurando que as medições de velocidade sejam precisas e confiáveis.
Entre os dias 26 e 27 de março, a equipe técnica da AEM-TO estará realizando a Verificação Periódica dos radares em Araguaína e nas rodovias da região norte do Tocantins. O principal objetivo é assegurar que os radares de velocidade estejam operando corretamente, medindo com precisão a velocidade dos veículos.
Quando os radares estão em conformidade, contribuem diretamente para a segurança dos motoristas, ao monitorar o tráfego e garantir que os limites de velocidade sejam respeitados, evitando acidentes.
Processo de verificação
A verificação dos radares é realizada com o auxílio de um veículo oficial da AEM-TO, equipado com um aparelho calibrado pelo Inmetro. Durante os testes, o veículo passa pelo radar várias vezes, e a velocidade registrada pelo radar é comparada com a do veículo.
Caso as medições estejam corretas, o radar é aprovado; caso contrário, ele é reprovado. Se o radar for reprovado, a empresa responsável deve realizar os ajustes necessários antes que o equipamento possa ser utilizado novamente, após uma nova inspeção.
Segundo Ronan Dorneles de Sousa, presidente da AEM-TO, a verificação periódica dos radares é fundamental para manter a confiabilidade desses dispositivos. “Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via. As velocidades permitidas nas rodovias são calculadas com base em diversos fatores, em especial a segurança dos usuários, por isso é fundamental que os equipamentos estejam em pleno funcionamento”.
Locais e horários da verificação
Motoristas que trafegarem pelas regiões mencionadas devem ficar atentos à possibilidade de interrupções no trânsito durante a verificação dos equipamentos. Confira os horários e locais programados:
-
26 de março – Quarta-feira
10h30: TO-222 Km 100.1 – Araguaína
15h00: TO-222 Km 112.5 – Araguaína -
27 de março – Quinta-feira
10h30: TO-134 Km 53.4 – São Bento do Tocantins