A partir desta segunda-feira (24), a autenticação em dois fatores torna-se obrigatória para o acesso ao Sistema Processual Eletrônico (eproc) do Poder Judiciário do Tocantins. Para facilitar a adesão dos usuários, o Suporte eproc do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) tem oferecido orientação detalhada sobre o processo de ativação da ferramenta.
Na última quinta-feira (20), o advogado Marques Elex Silva Carvalho, que possui deficiência visual, procurou apoio do Tribunal para realizar seu cadastro na nova autenticação. Após concluir o procedimento, ele elogiou a facilidade e acessibilidade do sistema. “Achei que seria mais complicado, mas foi rápido, prático e fácil. Agora estou cadastrado com o duplo fator de autenticação”, afirmou.
O advogado também destacou os benefícios da nova medida, enfatizando a segurança proporcionada tanto para os profissionais da área quanto para os clientes. “Esse sistema impede que outra pessoa possa agir em nome do advogado sem autorização, garantindo proteção também ao cliente”, completou.
A estrutura do TJTO também recebeu elogios pela acessibilidade, com recursos como piso tátil e placas em braille, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Segundo a servidora do Suporte eproc, Pâmela da Rocha Pires Ferreira, o Tribunal tem se preocupado em garantir que todas as funcionalidades do sistema sejam plenamente acessíveis. “Com a exigência do duplo fator de autenticação, realizamos testes para assegurar a compatibilidade com programas de acessibilidade, permitindo que todos os usuários tenham autonomia no uso do sistema”, explicou.
A autenticação em dois fatores adiciona uma camada extra de segurança ao eproc, evitando acessos indevidos. Além da senha, o usuário precisa inserir um código gerado por um aplicativo autenticador, garantindo maior proteção para as transações eletrônicas no Judiciário.
Com a nova obrigatoriedade, o TJTO reforça seu compromisso com a segurança digital e a inclusão, assegurando um sistema acessível e protegido para toda a comunidade jurídica.