O Tocantins está fora do mapa de surtos de doenças aviárias. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, por meio de laudo oficial enviado nessa quarta-feira, 28 , que não há registro de gripe aviária de alta patogenicidade nem de Doença de Newcastle no estado. As análises foram feitas com base em amostras colhidas de aves comerciais em Aguiarnópolis, cidade do norte tocantinense.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a coleta e o envio do material biológico ao laboratório oficial ocorreram em menos de 48 horas após a notificação do caso. Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, a atuação ágil foi determinante para esclarecer a situação e evitar prejuízos ao setor. “É um resultado que já esperávamos e que tranquiliza a cadeia produtiva da avicultura no Tocantins para continuarmos produzindo com qualidade e gerando renda neste setor tão importante para a nossa economia”.
Com a confirmação da ausência de vírus, a propriedade rural envolvida no caso será desinterditada, e as carcaças de aves que estavam retidas no abatedouro podem agora ser liberadas para consumo. A informação foi confirmada pelo gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio.
“É importante destacar que as ações rotineiras de prevenção continuam sendo realizadas com vigilâncias ativas em granjas comerciais, orientações aos produtores rurais, estudos realizados periodicamente para comprovar a ausência viral da IAAP [Influenza Aviária de Alta Patogenicidade] e a Doença de Newcastle, além do trabalho de inspeção e fiscalização diárias nas indústrias”, disse o gerente.
Compromisso com a defesa agropecuária
A Adapec afirma que segue atuando com responsabilidade, mantendo equipes preparadas para responder com agilidade a qualquer suspeita sanitária. O órgão reitera que continuará investindo em ações preventivas e no fortalecimento da confiança no sistema de produção animal do Tocantins.