O seu canal diário de Notícias

Tocantins forma 17 novos Caveiras durante 2° Curso de Operações Especiais

Ao todo 17 novos Caveiras se formaram na última terça-feira (22), durante a solenidade de Formatura do 2° Curso de Operações Especiais (COEsp), no pátio do Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas. Os policiais graduados atuarão nos grupos de elite das polícias.

De acordo com a assessoria, no total foram inscritos 58 policiais, destes 17 concluíram a habilitação sendo que nove são da PM do Tocantins, dois da PM do Rio Grande do Norte, dois da Polícia Militar de Sergipe, um da PM de Roraima, um da Polícia Rodoviária Federal, um da Polícia Penal do Tocantins, e um da Polícia Penal do Rio Grande do Norte.

Com a conclusão deste curso, os policiais estão capacitados para estarem atuando nas atividades de Operações Especiais, onde se exige amplo conhecimento em situações de crise e de maior complexidade, como por exemplo o resgate de reféns, ações em ambientes hostis, e invasões de imóveis urbanos e rurais.

Os novos Caveiras do Sol do Estado do Tocantins irão atuar no Batalhão de Operações Especiais (Bope).

No início da solenidade, o pelotão composto pelos 17 formandos surpreendeu a todos os presentes, ao adentrar simulando uma ação de resgate de reféns. Na apresentação, os policiais puderam demonstrar as atividades aplicadas ao longo do curso, como a as técnicas verticais de descida de rapel, bem como a abordagem a criminosos onde foi demonstrado o processo de gerenciamento de crise.

O soldado Jardiel Andrade, incluso no último concurso à PMTO, e formando do curso, ostentar o brevê de caveira e usar o gorro preto, além de ser a realização de um sonho é um símbolo de orgulho para ele. “É um sentimento indescritível, um sentimento de gratidão por agora fazer parte desse seleto grupo de Operações Especiais que foi tão desafiador”, frisou.

Já o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, que também é habilitado a Caveira, desde o ano de 2003, durante o 1° Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins, destacou que a 20 anos pode ser tornar caveira e que comemou a realização deste novo curso da PM do Estado.

“Com a realização deste novo curso, a Polícia Militar do Tocantins estará ainda mais preparada para garantir a segurança da sociedade”.

O curso teve a duração de 130 dias com carga horária total de 1.320 horas/aula que foram distribuídas em 33 disciplinas, iniciando as instruções (fase rústica) no Tocantins e viajando para o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais