A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins está participando de uma ação nacional que ajuda mulheres do campo a conseguirem documentos importantes. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado pelo Incra.
Durante os mutirões, o Instituto de Identificação do Tocantins é o responsável por emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é essencial para garantir o acesso a serviços públicos, benefícios e direitos. O trabalho está sendo feito em cidades já definidas previamente, incluindo também comunidades da zona rural próximas.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explicou que a presença da equipe nesses mutirões mostra o compromisso com os direitos das trabalhadoras rurais. Segundo ela, ajudar essas mulheres a conseguirem seus documentos é uma forma de garantir dignidade, já que muitas vezes elas precisam da identidade para acessar serviços básicos, benefícios sociais e até oportunidades de emprego.
Atendimentos vão até novembro
Os atendimentos começaram em julho e vão acontecer até novembro em cinco regiões do Tocantins. Algumas das cidades que vão receber os mutirões são Araguacema, Santa Fé do Araguaia, Araguatins, Couto Magalhães e Marianópolis, além de comunidades próximas a esses municípios.