Operação Verão Seguro 2025 alcança mais de 34 mil pessoas com ações educativas e intensifica fiscalização no Tocantins

Durante a temporada de praias e o período de férias no Tocantins, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) promoveu a “Operação Verão Seguro 2025”, com ações educativas e de fiscalização que ocorreram entre 27 de junho e 3 de agosto. A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do respeito às […]

Durante a temporada de praias e o período de férias no Tocantins, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) promoveu a “Operação Verão Seguro 2025”, com ações educativas e de fiscalização que ocorreram entre 27 de junho e 3 de agosto. A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e reforçar a segurança viária nas regiões com maior fluxo de turistas e moradores.

Educação para o trânsito

As atividades educativas impactaram diretamente 34.160 pessoas em 25 municípios do estado. Foram realizadas 92 ações, entre elas 40 blitzes educativas e 51 panfletagens, além de uma apresentação teatral voltada à conscientização de motoristas e pedestres.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Noronha, a abrangência estadual foi um dos destaques da operação. “Alcançamos todas as regiões do Tocantins. Cada ação foi uma oportunidade de sensibilizar a população para atitudes mais seguras no trânsito”, afirmou.

As abordagens enfatizaram a condução responsável, o cumprimento das normas de trânsito e a prevenção de acidentes, especialmente em um período marcado pelo aumento no fluxo de veículos nas vias urbanas e rodovias.

Intensificação da fiscalização

Ao todo, foram abordados 11.764 veículos, atingindo aproximadamente 55 mil pessoas. Dessas abordagens, 85 veículos foram removidos — 40 motocicletas e 39 automóveis — por irregularidades.

Foram realizados 4.798 testes do bafômetro. Do total, 4.655 deram resultado negativo, 67 apontaram consumo de álcool e houve 68 recusas ao teste. As ações resultaram em 74 autuações por alcoolemia e 41 prisões por embriaguez ao volante, caracterizadas por concentração de álcool igual ou superior a 0,34mg/L, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre as recusas, sete condutores apresentavam sinais claros de embriaguez, como fala arrastada, dificuldade de equilíbrio, agressividade, hálito etílico, olhos avermelhados e confusão mental.

Outras ocorrências

Durante a operação, também foram registrados outros flagrantes: um condutor foi detido por tráfico de drogas, outro por circular com placa adulterada, um por permitir que um menor de idade conduzisse o veículo e um motociclista por pilotar com o número do chassi suprimido. Em todos os casos, os envolvidos foram encaminhados às autoridades competentes.

Ações integradas com outros órgãos

A Operação Verão Seguro contou com o reforço de 53 agentes de trânsito e 12 viaturas do Detran/TO, atuando de forma conjunta com outras forças de segurança do estado nas Operações “Álcool Zero” e “Lei Seca”. As ações integradas ocorreram em municípios estratégicos como Palmas, Araguacema, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Miracema, Guaraí, Araguatins, Pedro Afonso, entre outros.

O gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, Enildo Leite, destacou o empenho da equipe para reduzir infrações e garantir mais segurança nas vias. “Nosso foco foi coibir o uso de álcool ou drogas por condutores e retirar de circulação veículos em condições irregulares”, explicou.

Compromisso com a segurança viária

Para o presidente do Detran/TO, William Gonzaga, a operação reafirma o compromisso da instituição com a preservação de vidas. “Estivemos presentes nos principais pontos turísticos do estado, orientando e alertando os condutores. A prevenção é sempre o melhor caminho para reduzir acidentes, e os resultados comprovam isso”, ressaltou.

A operação teve o apoio da Polícia Militar do Tocantins, por meio do BPMRed, da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), da Guarda Metropolitana de Araguaína, da Guarda Metropolitana de Porto Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias